ISSN: 2966-0599
v.2, n.4, 2025 (Abril)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15092211
Author 1: Joao do Socorro Silva Rocha
Biography: Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (UAAPY). Mestre em Ciências da Educação (UAPY/UCP-RJ). Especialista em Ensino de Biologia & Graduado em Ciências Biológicas (UFPI). Professor da Educação Básica & Professor Formador do PARFOR/UFPI.
E-mail: jrochapmma@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0648-4264
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Author 2: Clemilda Gonzaga dos Santos
Biography: Doutorando em Ciências da Educação – Universidade Autônoma de Assunção (UAAPY). Mestre em Administração (UFBA). Graduado em Bacharelado em Administração. Professora Assistente do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA.
E-mail: clemildags@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7363-3587
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Author 3: Marlene de Souza da Cunha
Biography: Doutorando em Ciências da Educação – Universidade Autônoma de Assunção (UAAPY). Mestre em políticas públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP) & Graduada em letras pela universidade federal do Amapá (UNIFAP). Professora da Secretaria do Estado e da Educação (SEED)
E-mail: cunhamarlene24@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9876-5436
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Author 4: Myriam Segovia Martinez
Biography: Doutora em Educação pela Universidade Ibero-americana, Paraguay. Mestre em Educação pela Universidade de Jaén, Espanha. Orientadora de Tese do Programa de Doutorado da Universidade Autônoma de Assunção.
E-mail: mysegovia@uaa.edu.py
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ABSTRACT: O presente artigo tem como objetivo analisar as consequências da gestão democrática e participativa no contexto do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão, buscando compreender as competências necessárias para implementar um modelo de gestão educacional focado na aprendizagem, transformacional, sistêmico e participativo. A pesquisa busca explorar como a abordagem democrática e participativa pode influenciar positivamente o ambiente escolar, promovendo uma cultura de colaboração e engajamento entre alunos, professores e a comunidade escolar em geral. Mediante uma análise crítica e fundamentada, o artigo investiga os desafios e oportunidades inerentes a este modelo de gestão, considerando os impactos na eficácia educativa e no desenvolvimento de habilidades e competências nos educandos. A relevância desta investigação se dá no cenário contemporâneo da educação, onde práticas administrativas inovadoras são essenciais para responder às demandas crescentes por qualidade educacional e formação integral dos estudantes. A análise dos dados coletados neste estudo sobre o Colégio Militar Tiradentes V da PMMA revelam que a gestão democrática e participativa apresenta impactos significativos e positivos no ambiente escolar. Que este modelo de gestão promove não apenas o envolvimento ativo de todos os participantes da comunidade educativa, mas também facilita o desenvolvimento de competências essenciais, como habilidades de liderança e comunicação, que são fundamentais para o sucesso escolar e pessoal dos alunos.
Keywords: Gestão Democrática; Colégio Militar Tiradentes; Polícia Militar.