ISSN: 2966-0599
v.2, n.5, 2025 (Maio)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15336494
Author 1: Deni Morais da Silva
Biography: Graduando em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2025).
E-mail: deni-ms@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-0984-8514
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Author 2: Monica de Jesus Santos
Biography: Graduada em Pedagogia UNEB 2024, Graduada em letras vernáculas 2007, Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Psicopedagogia clínica e Institucional Técnico AEE Colégio Estadual da Bahia.
E-mail: monicajsantos@yahoo.com.br
ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0009-0000-0886-4055
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Author 3: Maria Valéria M. de Oliveira
Biography: Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (2003). Pós-graduada em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Instituto Superior Afonso Cláudio (2011). Especialista em Educação Especial pelo Instituto Superior Afonso Cláudio (2016). Especialista em Alfabetização e Letramento de Jovens nas Séries Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos -(2019). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica E Hospitalar pela Faculdade Serra Geral-(2022).
E-mail: valeriaooliveira@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0003-3664-1926
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ABSTRACT: O trabalho tem como objetivo descrever as experiências vividas pelos alunos integrantes do Programa da Capes Residência Pedagógica na sala multifuncional da Escola Municipal Comunitária Histarte, ampliar a visão dos residentes do PRP a realidade no ambiente educacional, desenvolver a prática docente e contribuir para minimizar os desafios da inclusão de pessoas atípicas nas salas regulares de ensino. Todas as experiências vivenciadas marcaram de forma significativa a carreira profissional dos estagiários envolvidos no programa assim como as relações entre a comunidade escolar, pais ou responsáveis. As experiências de campo ocorreram de modo presencial e semanal. A metodologia é baseada na imersão dos estudantes no chão da escola, através de observações, escritas de relatórios e intervenções. A Residência Pedagógica desta forma constitui elementos fundamentais para a vida e formação dos estudantes participantes do programa, destacando a importância de vivenciar neste período com a educação especial e inclusiva na escola.
Keywords: Programa Residência. Imersão. Vivências. Inclusão. Sala Multifuncional.