ISSN: 2966-0599
v.2, n.5, 2025 (Maio)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15477240
Author 1: Marcelo Jacob
Biography: Graduado em Biologia, Especialização em Metodologia do Ensino. Mestre em Educação e Doutorando em Educação.
E-mail: marcelojacob20@gmail.com
ORCID: https://lattes.cnpq.br/0777945036163211
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Author 2: Cleusa Furtado Kratz
Biography: Graduada em Pedagogia. Especialização em Gestão Escolar. Mestranda em Educação.
E-mail: cleusak@sed.sc.gov.br
ORCID: http://lattes.cnpq.br/9477352574759367
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Author 3: Marilse Boni Robert
Biography: Graduada em Matemática. Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática. Matemática Computacional. Gestão Escolar. Mestranda em Educação.
E-mail: marilseboni0801@gmail.com
ORCID: https://lattes.cnpq.br/2054397088942717
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Author 4: Patrícia Borat
Biography: Graduada em Matemática. Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática. Matemática Computacional. Gestão Escolar. Mestranda em Educação.
E-mail: patriciaborati@sed.sc.gov.br
ORCID: https://lattes.cnpq.br/7725731694893555
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Author 5: Juliana Gianezini Fritsch
Biography: Graduada em Licenciatura e Bacharel em Matemática. Especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa da Matemática e Gestão Escolar.
E-mail: juliana.gianezini@sed.sc.gov.br
ORCID: https://lattes.cnpq.br/5145166585327288
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Author 6: Waldezia Terezinha Schweikart kistemacher
Biography: Graduada em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil, Anos iniciais, Educação especial. Gestão e docência no Ensino Superior. Cursando Bacharel em Psicopedagogia. Mestranda em Educação.
E-mail: kvaldezia@gmail.com
ORCID: http://lattes.cnpq.br/2556123734279059
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ABSTRACT: Este estudo investigou os principais motivos de afastamento de professores da 16ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Catarina por licença de saúde e readaptação funcional durante a pandemia. Utilizando uma abordagem qualitativa e análise documental dos registros de afastamento entre 2021 e 2023, a pesquisa identificou padrões de adoecimento, como síndrome de Burnout, depressão, estresse e ansiedade, possivelmente correlacionados com a COVID-19 e as condições precárias de trabalho. O estudo revelou um aumento no absenteísmo pós-pandemia, impulsionado por carga horária excessiva, baixa remuneração e condições de trabalho inadequadas. A saúde mental dos professores foi significativamente impactada, destacando a necessidade urgente de melhorias no ambiente de trabalho e a implementação de programas de prevenção com apoio especializado. A legislação catarinense define a readaptação funcional, mas sua prática enfrenta desafios devido à desprofissionalização e precarização do trabalho docente. Concluiu-se que políticas públicas são essenciais para promover um ambiente escolar saudável e garantir a saúde dos professores, fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. A readaptação funcional requer mais estudos e uma implementação eficaz para apoiar a saúde dos docentes e melhorar suas condições de trabalho.
Keywords: Professores; SaúdeMental; Burnout; COVID-19.