ISSN: 2966-0599
v.2, n.6, 2025 (Junho)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15676677
Author 1: Joao do Socorro Silva Rocha
Biography: Doutorando em Ciências da Educação – Universidade Autônoma de Assunção – Faculdade de Ciências da Educação e Comunicação (UAAPY). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Americana – UAPY (UCP – RJ).
Especialização em Direito Educacional pela Faculdade Iguaçu (FI/PR). Especialização Administração e Segurança Pública – Faculdade Católica Paulista (FCP/SP). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor da Educação Básica SEMED-MA & Professor Formador do PARFOR/UFPI.
E-mail: jrochapmma@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0648-4264
==========================================
Author 2: Clemilda Gonzaga dos Santos
Biography: Doutorando em Ciências da Educação – Universidade Autônoma de Assunção – Faculdade de Ciências da Educação e Comunicação (UAAPY) e Mestre em Administração (UFBA). Graduado em Bacharelado em Administração. Professora Assistente do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC/BA.
E-mail: clemildags@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7363-3587
==========================================
Author 3: Ericson Robson de Sousa Santos
Biography: Doutorando em Ciências da Educação – Universidade Autônoma de Assunção – Faculdade de Ciências da Educação e Comunicação (UAAPY) e Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba UFPB. Especialista em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba UFPB. Atuou como Professor no curso de Especialização em Fundamentos da Educação. Integrou os Grupos de Estudos e Pesquisas: Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CNPq) e Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFCG/CNPq). Áreas de interesse: Teoria Geral da Administração, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Educação, Políticas Públicas em Educação e Emprego, Educação a Distância.
E-mail: ericson.sousa@ifpb.edu.br
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-5434-9052
==========================================
Author 4: Arnaldo Eugênio Neto da Silva
Biography: Doutor em Ciências Sociais/Antropologia – Pontifícia Univ. Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Segurança Pública – Faculdade Metropolitana de São Paulo (FAMEESP). Graduação Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor & Consultor do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEEDH-PI).
E-mail: arnaldo.neto2016@bol.com.br
ORCID: https://lattes.cnpq.br/5993180254529116
==========================================
ABSTRACT: O presente estudo tem como foco temático a gestão escolar no contexto dos diversos saberes, inclusão e democracia na comunidade escolar. Partindo da perspectiva de que a concepção da função social da escola surgiu de um processo cultural, vivenciado em determinados períodos históricos de acordo com o pensamento da sociedade de cada época. O objetivo geral deste artigo consiste em investigar os conceitos e fundamentos da gestão escolar do Brasil e seus saberes sobre a democracia e inclusão. Este foi fragmentado em três objetivos específicos a saber: (i) Apresentar conceitos de gestão escolar, frisando a gestão democrática frente a diversidade no contexto escolar. (ii) Identificar os fundamentos da gestão escolar no Brasil e os princípios da Gestão Educacional. (iii) Apontar os aspectos e perspectiva da legislação sobre a gestão escolar no Brasil. A metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica baseada em produções acadêmicas publicadas em periódicos, livros e na legislação. A pesquisa revelou que a gestão democrática é um princípio constitucional que visa garantir a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar e da sociedade na definição das políticas educacionais. Pois a participação é um elemento fundamental da gestão democrática, envolvendo a elaboração do projeto pedagógico da escola e a composição de conselhos escolares.
Keywords: Saberes; Gestão escolar; Gestão Democrática; Inclusão.