ISSN: 2966-0599
v.2, n.8, 2025 (Agosto)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.16907245
Author 1: Edmara de Queiroz Rocha
Biography: Bacharel em Ciências Contábeis pela UNEB (2007). Licenciada em Matemática (2010). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Psicopedagogia. Analista Universitária da Universidade do Estado da Bahia e Professora de Matemática da Rede Municipal de Salvador.
E-mail: edmara.queiroz@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0004-9443-3743
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ABSTRACT: Este artigo tem como objetivo analisar as práticas de gestão pedagógica na rede municipal de educação de Salvador, com um foco específico nas escolas da Gerência Regional Cidade Baixa/ Liberdade, a qual está submetida a unidade escolar onde a autora, há época da pesquisa, lecionava a disciplina Matemática. A pesquisa revisa os marcos normativos e as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) no período de 2015 a 2019, e avalia como esses elementos têm influenciado a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com base em análise documental e bibliográfica, bem como a partir do relato de experiência desta pesquisadora. Os resultados indicam que, embora existam diretrizes claras, a implementação enfrenta desafios significativos, como a falta de infraestrutura adequada e o monitoramento insuficiente das práticas pedagógicas. Este estudo sugere que melhorias na infraestrutura e um sistema de avaliação contínua são essenciais para fortalecer a gestão pedagógica e promover uma educação de qualidade.
Keywords: Gestão pedagógica; SMED; políticas educacionais