ISSN: 2966-0599
v.2, n.8, 2025 (Agosto)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.16692678
Author 1: Ismália Santos Alves
Biography: Bacharel em Engenharia Civil, Licenciada em Física, Pós-graduada (MBA) em Negócios de Petróleo, Gás e Energia, Ms. em Ensino de Física pelo MNPEF/UNEB POLO 60. Professora de Física na rede pública e privada da Bahia.
E-mail: alves12609@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-9082-7345
==========================================
Author 2: Edson Mascarenhas Sanos
Biography: Físico (Bacharel), Ms. em Física e PhD em Física, Docente do Dep. de Ciências Exatas e da Terra, Campus I, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
E-mail: edmascarenhas@uneb.br
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-1577-7034
==========================================
Author 3: José Carlos Oliveira de Jesus
Biography: Físico (Bacharel e Licenciado). Ms. em Física. Dr. Educação, Docente do Dep. de Ciências Exatas e da Terra, Campus I, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
E-mail: josejesus@uneb.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6224-9528
==========================================
Author 4: José Vicente Cardoso Santos
Biography: Físico (Bacharel), Dr. Mod. Comp. e Tec. Ind., Ms. em Educação, Ms. em Adm. e Com. Intern., Analista de Sistemas, Bacharel em Direito, Eng. Civil, Pós-Grad. em: . Fís. do Est. Sólido, Educ. e Psicop.; Eng. Amb., Aud. Contábil e Financeira.
E-mail: vicentecardoso@uneb.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2501-6175
==========================================
ABSTRACT: Essa pesquisa considera uma estratégia com o uso da proposta pedagógico do David Ausubel para o ensino da indução eletromagnética com o uso de uma turbina eólica vertical e tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma sequência didática utilizando um protótipo de uma turbina eólica vertical como estratégia para estimular os estudantes a explorar o fenômeno da indução eletromagnética, e, como objetivos específicos: a) realizar atividades experimentais demonstrativas com o intuito de despertar o interesse e curiosidade dos estudantes na disciplina de Física; b) possibilitar uma melhor aprendizagem dos conceitos físicos e proporcionar a troca de saber entre alunos. Para tanto, planeja-se realizar atividades experimentais demonstrativas com o intuito de despertar o interesse e curiosidade dos estudantes na disciplina de Física, que possam contribuir para a aprendizagem dos conceitos físicos. Para consolidar esse objetivo adota-se uma metodologia lastreada em uma revisão de literatura de cunho documental e histórico e com fulcro nas produções da Sequência Didática (SD) planejada e aplicada em uma Escola da Rede Pública do Estado da Bahia na cidade de Salvador, em uma turma do Curso Subsequente (PROSUB) de Técnico em Eletrotécnica com o objetivo de contextualizar a conversão da energia renovável gerada a partir da força dos ventos em energia elétrica. Com isso tem-se o apoio na teoria da aprendizagem significativa com interação cognitiva entre o novo conhecimento e conhecimentos prévios que perpassam por eficácia no processo de ensino e criação de subsunçores.
Keywords: Indução Eletromagnética, Energia Eólica, Energia Elétrica.