ISSN: 2966-0599
v.2, n.8, 2025 (Agosto)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.16907395
Author 1: Joaquim Carlos Nascimento dos Prazeres
Biography: Licenciatura plena em Biologia pela Universidade federal do Pará (UFPA) com formação continuada em Física, Química e Matemática, na Faculdade Uninter – Ibpex. Pós – Graduado em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Fatech. Pós – Graduação e Especialização em Direito Ambiental e Gestão Ambiental pela Faculdade Unifael.
E-mail: Joaquim.nascimento.stn@gmail.com
ORCID: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=AE5807843E2AE9CB1B8574FF53BB286D#
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ABSTRACT: A investigação exigiu antecedentes da mesma, quando se elaborou o objetivo de avaliar o jogo matemático como ferramenta pedagógica nas aulas de matemática do primeiro segmento do Ensino Fundamental na Escola Municipal Aracy Nascimento em Macapá, no Estado do Amapá. Assim, foi necessário o uso da metodologia da investigação científica no sentido de traçar os caminhos da pesquisa, o que levou a essa sistematização quando se defiu o enfoque da investigação, o desenho da investigação, o nível da investigação, a modalidade da pesquisa, a população, a amostra, os instrumentos de coleta de dados e os procedimentos de análises dos dados. A investigação na supracitada escola permitiu a constatação de que uma das grandes problemáticas da escola é adaptar os recursos pedagógicos às atividades desenvolvidas em sala de aula, principalmente nas aulas de matemática. Nesse contexto, propõe-se o uso de jogos como uma forma de incentivar o aluno a participação e solução de problemas diários. Abordar-se-á a importância da utilização de jogos como um recurso de ensino para auxiliar e dinamizar as aulas de matemática, o jogo possibilita a ação em parceria entre professor e alunos permitindo sua manipulação nas diversas disciplinas, através da construção de competências para atuar na sociedade.
Keywords: Jogo; Ensino, Matemática; Aprendizagem, Alunos; Escola.