ISSN: 2966-0599
v.1, n.7, 2024 (Novembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14170663
Author: Adly Gaby[1]. Aline Souza Santos[2]. Adriano Melo Aguiar[3]. Ednéia Maria de Oliveira Andrade[4]. Josefa Samara da Conceição Carlos[5]. Leonor Rodrigues da Silva [6] Luzia Ferreira Vaz[7]. Marcia Regina Danhese[8]. Mauro Franssuha[9]. Mariza Gomes de Souza Gontijo[10]. Sandra Maria de Jesus Freitas[11].
Biography: [1]Graduado em Marketing pela Universidade do Norte do Paraná, também graduado em Geografia pela Fabras. Atua como interprete de línguas migrantes para secretaria do estado de Mato Grosso E-mail: Gabyadly@hotmail.com. [2]Formada em Pedagogia pela UFMT de Rondonópolis, pós-graduada em Gestão Escolar e atualmente atua como professora concursada no município de Rondonópolis. E-mail: alinesantossouz47@gmail.com. [3] Pedagogo especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado; Especialista em Língua Brasileira de Sinais. Licenciado em Artes Visuais pela Claretiano – SP. Atualmente Docente da Educação Infantil – SEMED -MT e Professor de AEE na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – SEDUC – MT. E-mail: adrianomeloaguiar@gmail.com. [4]Especialista em educação inclusiva, psicopedagogia clínica e institucional, ABA. Atuou por 10 anos nos anos iniciais do ens. Fundamental, 3 anos no AEE e atualmente como Diretora na rede municipal. E-mail: Edneiaandrade@hotmail.com. [5]Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). E Especialização em Educação das Relações Étnicos Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos pela UFMT/ Instituto De Educação/ Campus Cuiabá. E-mail: samaracarlosal@gmail.com. [6]Graduado em Letras: Português/Espanhol e Pedagogia. Tenho especialização em Alfabetização e Letramento. Atuo na educação desde 2005. E-mail: leonor201744@outlook.com. [7]Graduada em história, letras e espanhol e pedagogia com especialização em Neurociência Educacional: Comportamento e Cognição, Libras e Sistema Braille e Tradução e Intérprete em espanhol. Atua na educação na educação desde 2004. E-mail: luziavaz@hotmail.com. [8]Possui pós-graduação em didática do ensino superior e psicopedagogia. E-mail: marciaroo2013@gmail.com. [9]Formado em história pela UFMT de Rondonópolis, pós-graduado e mestrado em educação. Possui segunda graduação em pedagogia e atualmente atua como professor concursado do município de Rondonópolis. E-mail: maurofranssuha91@gmail.com. [10] Formada em Psicologia pela faculdade Anhanguera, especialista em Psicopedagogia pela faculdade CESUR-FACSUL e Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela faculdade RHEMA. E-mail: marizagomes2024@gmail.com. [11]Possui especialização em Libras e educação inclusiva pelo IFF de Mato Grosso atua como professora para secretaria do estado de Mato Grosso. E-mail: sandrafreitasitiquira@hotmail.com
ABSTRACT: Este artigo examina o processo de aprendizagem de crianças estrangeiras nas escolas brasileiras, destacando os desafios e oportunidades que o contexto de imigração crescente apresenta ao sistema educacional do país. Com aproximadamente 1,3 milhões de imigrantes vivendo no Brasil em 2023, o aumento nas solicitações de refúgio reflete uma demanda por políticas públicas mais inclusivas e por práticas educacionais adaptadas às necessidades dessa população. Apesar dos avanços legislativos, as políticas de integração enfrentam dificuldades práticas, especialmente no que tange ao acolhimento e adaptação dos estudantes imigrantes às escolas. Segundo dados, o número de estudantes imigrantes na educação básica cresceu significativamente nas últimas décadas, exigindo currículos que valorizem a diversidade cultural e promovam o letramento crítico. Inspirado na filosofia educacional de Paulo Freire, este estudo defende uma prática pedagógica dialógica que respeite e valorize a identidade dos alunos, favorecendo um ambiente de inclusão e respeito. Contudo, dificuldades como o acesso insuficiente a recursos financeiros, apoio emocional e atendimento de saúde permanecem presentes, impactando a frequência e o desempenho escolar dessas crianças. O artigo também destaca a importância de políticas públicas robustas e do envolvimento de organizações civis para promover uma integração plena e igualitária, além de apontar o papel essencial da educação na construção de uma sociedade inclusiva, que respeite a diversidade cultural e garanta direitos para todos.
Keywords: Aprendizagem. Estrangeiros. Imigrantes.