ISSN: 2966-0599
v.2, n.1, 2025 (Janeiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14722301
Author 1: Dayane Aparecida de Oliveira Costa
Biography: Graduação em Pedagogia pela UniversidadeNove de Julho-UNINOVE e Geografia pela Faculdade Integradas deNaviraí-FINAV. Comespecialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Mato Grossodo Sul-UFMS e Metodologia na disciplina de Geografia, Educação Infantil e Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade FAVENI.
E-mail: dayanewilson@hotmail.com
ORCID: http://lattes.cnpq.br/7638830800780095
==========================================
Author 2: Wilson Matheus Fernandes
Biography: BacharelemDireito/UnigranDourados(2024).
E-mail: Wilson.mth8flash@gmail.com
==========================================
Author 3: Wagner Antonio Farias Ramalho Doncev
Biography: Doutorando – Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Mato Grossodo Sul (2011) mestrado em RECURSOSNATURAIS pela Universidade Estadualde Mato Grossodo Sul (2024).
E-mail: mestre_alquimista@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1990100379077717
==========================================
Author 4: Luana Souza Ramalho Doncev
Biography: Graduada em Pedagogia, especializada em Educação Especial e Inclusiva pela UNITINS (UniversidadedoTocantins), editora e revisora de Periódicos Científicos. Possui experiênciana área de Educação Infantil e Coordenação Pedagógica.
E-mail: luanadoncev@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0410-415X
==========================================
ABSTRACT: Semente transgênica no Brasil e sua contribuição para a agricultura brasileira, o tema central desenvolvido nesse Projeto veio de encontro com o conteúdo da Disciplina de Geografia, pois as tecnologias na cidade vêm acelerando a cada dia, garantindo assim o melhor progresso e produção na área rural. O uso de sementes transgênicas na agricultura tem sido defendido no Brasil como “alternativa fundamental” para se atingir consideráveis aumentos. Um dos pilares desse Projeto foi proporcionar aulas diferenciadas, despertar nos alunos a curiosidade do “saber”. No primeiro momento os alunos foram desafiados a pensar quais eram as tecnologias usadas da cidade para o campo, quais os exemplos poderiam citar no decorrer das pesquisas nas aulas de geografia. O trabalho será organizado em temáticas de conhecimento, levando em conta a produção de diversos materiais, tais como maquetes, cartazes, pesquisas, enquetes, gravações de jornalismos, debates. Espera-se que ao final do Projeto os alunos tenham conhecimento do tema central, para isso serão utilizados diversos e ricos recursos e metodologias aplicadas, para só assim produzir o gênero textual Jornalismo e Maquetes. Vale lembrar, a proposta inicial é levar um aluno por um caminho didático mais valoroso, a investigar, a interagir, a contextualizar, a produzir, a pesquisar as diversas áreas de aprendizagem.
Keywords: Sementes transgênicas,
produzir, maquetes e textos jornalísticos.