ISSN: 2966-0599
v.2, n.8, 2025 (Agosto)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.16745835
Author 1: Quesia Meira da Costas
Biography: Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil, Faveni – História.
E-mail: kesya_meira@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0003-9905-0824
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ABSTRACT: Este artigo discute os desafios e possibilidades da alfabetização de estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) no ensino regular, articulando os conceitos de alfabetização e letramento com práticas pedagógicas inclusivas e políticas públicas. A partir de uma revisão teórica fundamentada em autores como Paulo Freire e Lev Vygotsky, além da análise de pesquisas recentes, o texto aborda questões como a formação de professores, os métodos de ensino aplicados, a diversidade de necessidades educacionais e os entraves estruturais que ainda persistem nas escolas brasileiras. Ao final, defende-se que a inclusão efetiva só será possível mediante a transformação das culturas escolares, o fortalecimento das políticas educacionais e o compromisso ético e político com o direito à educação para todos.
Keywords: Educação Especial; Alfabetização; Letramento; Inclusão Escolar; Formação Docente.