ISSN: 2966-0599
v.2, n.4, 2025 (Abril)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15098880
Author 1: ALENCAR, Miracele Viana de
Biography: Normal Superior; Pós Graduação em Educação; Mestrado em Ciências da Educação.
E-mail: miracele.alencar@semed.manaus.am.gov
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ABSTRACT: Este artigo aborda a nova tendência pedagógica que contrapõe a escrita manual à digitação vem gerando debates no meio educacional, especialmente no que diz respeito ao papel do gestor escolar e às implicações na correção de redações. Essa dualidade entre escrever e teclar reflete mudanças no processo de aprendizagem e nas habilidades cognitivas dos alunos, exigindo uma adaptação tanto dos professores quanto das instituições de ensino. O enfoque é de cunho qualitativo e o objetivo é de analisar a base da digitação na alfabetização dos discentes do 4º e 5 ano do ensino fundamental. Será composto de uma introdução, fundamentação teórica, metodologia, resultados e considerações finais. A alfabetização é um dos pilares fundamentais da educação básica, sendo essencial para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Com o avanço das tecnologias digitais, novas metodologias vêm sendo incorporadas ao processo de ensino-aprendizagem, incluindo a digitação como ferramenta auxiliar na aquisição da leitura e da escrita. No contexto do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, a introdução da digitação pode contribuir para a consolidação das habilidades linguísticas, favorecendo a autonomia dos discentes e aprimorando sua proficiência textual.
Keywords: Digitação; alfabetização; docentes.