ISSN: 2966-0599
v.2, n.3, 2025 (Março)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15054374
Author 1: Filipe Carvalho de Abreu Fernandes
Biography: Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará com vasta experiência em Análise de Custos no segmento Industrial.
E-mail: aprovados_concursos@yahoo.com
==========================================
Author 2: João Ricardo Salles Pinheiro Fernandes
Biography: Bacharel em Administração pela Universidade UniGrande de FortalezaBacharel em Engenharia de Produção pela UnicesumarPós-graduado em Gestão Pública Pós-graduado em Gestão Financeira.
E-mail: jrspf_adm@yahoo.com
==========================================
ABSTRACT: A contabilidade sustentável tem se consolidado como um instrumento essencial para alinhar a gestão empresarial às exigências ambientais e sociais, refletindo a crescente demanda por maior transparência e responsabilidade corporativa. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo analisar a contabilidade sustentável como fator estratégico para a governança corporativa e a atração de investimentos, investigando os desafios para sua implementação e as melhores práticas adotadas pelas empresas. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada na revisão da literatura e na análise de estudos de caso que evidenciam a aplicação de práticas ESG nos demonstrativos financeiros. Os resultados indicam que impacts, ensuring greater reliability and a contabilidade sustentável contribui significativamente para a credibilidade das informações financeiras, fortalecendo a governança e a estabilidade econômica das organizações. No entanto, desafios como a ausência de métricas padronizadas e a resistência à adoção dessas práticas ainda limitam sua consolidação. Conclui-se que, apesar dos avanços, a contabilidade sustentável precisa evoluir por meio da normatização global e do uso de tecnologias que aprimorem a medição dos impactos socioambientais, garantindo maior confiabilidade e competitividade para as empresas.
Keywords: Contabilidade sustentável, ESG, governança corporativa.