v.1, n.4, 2024 (Agosto)
DOI: 10.5281/zenodo.13294865
Autores: Gizelle Almeida Barbosa Vicentini
Biografia: Bacharel em Pedagogia pela Universidade IESCAMP, formada em 2013. Graduada em Arte pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, com conclusão em 2017. Especialista em Educação Especial com pós-graduação finalizada em 2020. Realizou curso de Filosofia e Arte em 2020, além de ter concluído o curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Arteterapia, ambos em 2020.
E-mail: gizelleij@gmail.com
Resumo: Por trabalhar em uma instituição de ensino infantil foi o que me suscitou e motivou a realização desta pesquisa. Considerando-se que as artes em suas diversas formas, entre elas a poesia, o teatro, a dança, as artes visuais e a música fazem parte da cultura de uma sociedade e estão presente na vida das pessoas desde pequenas, e que a escola deve atentar-se para o ensino da arte como um meio de aprendizagem e conhecimento, pois estamos acostumados a encarar as artes somente como um lazer e entretenimento. Refletindo sobre o tema, busquei desenvolver uma pesquisa com a proposta de investigar como o ensino de arte vem sendo aplicado na fase da educação infantil. O estudo em questão justifica-se uma vez que as artes constituem elementos que despertam e expressam sentimentos, sentidos, imaginação e criação, porém, a sociedade, assim como a escola, estão acostumadas a encará-las somente como lazer e entretenimento. Este trabalho tem por objetivo pesquisar o papel que a arte desempenha na educação de crianças de 0 a 5 anos; e investigar se a arte pode contribuir para um aprendizado menos pautado na transmissão de informações e que considere a expressão e a autonomia do aluno, nesses níveis de ensino. Em relação à metodologia, o estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. Concluiu-se que a arte é conhecimento e elemento de suma importância para o processo de educação, pois possibilita a construção de conhecimentos embasados na sensibilidade, criatividade e na expressividade, e indica um caminho de superação do aprendizado baseado na codificação e cópia de informações.
Palavras Chave: Arte. Crianças. Educação.