ISSN: 2966-0599
v.2, n.2, 2025 (Fevereiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14850902
Author 1: Marinês Carvalho das Neves Brito
Biography: Mestre em Dança, pela Universidade Federal da Bahia (2021). Especialista em Psicopedagogia Institucional, pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (2015); Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia – FACEBA (2007). Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atua como docente em Arte/Dança na Prefeitura Municipal de Salvador.
E-mail: inescarvalhoneves5@gmail.com
ORCID: 0009-0009-4123-3699
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ABSTRACT: O presente artigo investiga o papel da dança como ferramenta pedagógica inclusiva no contexto da Educação Especial em escolas públicas, destacando seu potencial para favorecer a inclusão social e o desenvolvimento integral dos alunos. A partir de uma revisão narrativa de literatura, o estudo explora como a dança, enquanto linguagem artística e corporal, contribui para o fortalecimento da autoestima, a melhoria da coordenação motora e o desenvolvimento emocional e social de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Com base em referenciais teóricos e na Política Nacional de Educação Especial (Decreto nº 10.502/2020), a pesquisa evidencia que a dança não apenas valoriza as singularidades dos corpos, mas também promove interações inclusivas entre alunos com e sem deficiência, contribuindo para a construção de uma cultura escolar baseada no respeito à diversidade. A análise aponta, no entanto, desafios relacionados ao capacitismo enraizado nas práticas pedagógicas tradicionais, à formação inadequada de professores e à ausência de recursos pedagógicos adaptados. A sistematização de uma proposta pedagógica voltada para a dança na Educação Especial surge como elemento central do estudo, enfatizando a necessidade de práticas educativas que respeitem as diferenças e potencializem as capacidades individuais. Conclui-se que a dança é uma ferramenta transformadora que, ao promover a inclusão e a socialização, contribui para um ambiente escolar mais justo, sensível e inclusivo. Assim, o ensino da dança reafirma o papel da escola na formação de uma sociedade que celebra a diversidade e constrói um futuro mais equitativo.
Keywords: Educação inclusiva; dança; educação especial; inclusão social.