ISSN: 2966-0599
v.2, n.2, 2025 (Fevereiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14847169
Author 1: Clarita Maidana Rocha da Silva
Biography: Pedagogia pela FAVENI.
E-mail: claritamaidana888@gmail.com
ORCID: http://lattes.cnpq.br/2644771398390678
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Author 1: Nelba Cristiane R. de Oliveira
Biography: Pedagogia pela FAVENI.
E-mail: nelbacris1@gmail.com
ORCID: https://lattes.cnpq.br/8340435279360165
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Author 1: Nur Omar Abed
Biography: Pedagogia faculdade Albert Einstein de Brasília.
E-mail: nelbacris1@gmail.com
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ABSTRACT: A ciência tem evoluído mais rápida do que se esperava há três décadas, entretanto, ainda continuam os problemas com saúde. A república Federativa do Brasil, constituída em Estado Democrático de Direito, fundamenta-se dentre outros, nos princípios da dignidade da pessoa humana e igualdade, que têm sua incursão, ao se tratar das pessoas com deficiência, o respeito ao tratamento desigual, na medida e proporção das desigualdades apresentadas por estas, para que possam encontrar por conta própria, o seu espaço de inclusão social dependendo, ao mínimo ou em nada, das pessoas que as cercam. No curso do tempo, a história tem demonstrado a importância da criação e implementação de políticas públicas, sempre com o objetivo de buscar fazer frente aos mais diversos problemas sociais enfrentados pelos cidadãos, dentre eles, e por óbvio, aqueles relacionados à promoção e manutenção da saúde. A deficiência afeta de forma desproporcional as populações vulneráveis, em especial as pessoas com baixa renda, as mulheres, os idosos e as pessoas com pouca instrução. A vida das pessoas com deficiência é bastante prejudicada quando comparada à vida das pessoas sem deficiência, uma vez que as pessoas com deficiência normalmente possuem saúde mais precária, tem rendimento escolar inferior, são menos ativas economicamente e possuem maiores taxas de pobreza. Dessa forma o objetivo do presente estudo foi de através de uma pesquisa bibliográfica analisar acerca da educação inclusiva.
Keywords: Educação, Deficiência e Inclusão.