ISSN: 2966-0599
v.2, n.4, 2025 (Abril)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15176154
Author 1: Dr. Igor Bacelar da Cruz Urpia
Biography: Pós-doutorando em Difusão do Conhecimento (UFBA). Doutor em Difusão do Conhecimento, pela UFBA (2024). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, pela UNEB (2016). Especialista em Segurança em Grandes Eventos, pelo Centro Universitário Estácio da Bahia (2016). Especialista em Docência do Ensino Superior, pela UNIFACS (2018). Especialista em Ciências Jurídicas, pelo Centro Universitário Cruzeiro do Sul (2025). Especialista em Gestão de Segurança Pública, pela Faculdade UniFAHE (2025). Bacharel em Museologia, pela UFBA (2011). Bacharel em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar da Bahia (2013). Licenciado em Pedagogia, pelo Centro Universitário Cidade Verde (2025). Graduando em Direito pelo Centro Universitário Cruzeiro do Sul. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais da UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa em Criminologia e Estudos Jurídicos, do Instituto de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar da Bahia. Capitão da Polícia Militar da Bahia.
E-mail: igorurpia@yahoo.com.br
ORCID: 0009-0001-3724-4346
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ABSTRACT: Na educação infantil, os jogos desempenham um papel fundamental, atuando como um recurso pedagógico que vai além do entretenimento. Em uma sociedade onde a aprendizagem está cada vez mais associada a métodos ativos e participativos, o uso de jogos propicia um ambiente de aprendizado natural, onde a criança pode explorar suas habilidades cognitivas, motoras e sociais. Os jogos são uma forma de expressão que permite à criança lidar com suas emoções, exercitar a criatividade e vivenciar situações de aprendizado de forma leve e instigante. Assim, este estudo busca identificar como os jogos contribuem para a criação de um ambiente de aprendizado mais inclusivo e colaborativo, propício ao desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas na primeira infância. Através de uma revisão narrativa de literatura, que segundo Cavalcante e Oliveira (2020, p. 85) se constitui em um “método que permite uma ampla descrição sobre o assunto, mas não esgota todas as fontes de informação, visto que sua realização não é feita por busca e análise sistemática dos dados”, pretende-se responder a seguinte questão de pesquisa: Como os jogos podem facilitar o processo de aprendizagem das crianças na educação infantil? Para tanto, este resumo expandido, fruto do Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, será estruturado com uma seção sobre a importância dos jogos na educação infantil e uma seção com as considerações finais.
Keywords: Jogos; Educação; Infantil.