ISSN: 2966-0599
v.1, n.7, 2024 (Novembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14170531
Author: Adly Gaby[1]. Aline Souza Santos[2]. Adriano Melo Aguiar[3]. Ednéia Maria de Oliveira Andrade[4]. Josefa Samara da Conceição Carlos[5]. Leonor Rodrigues da Silva [6] Luzia Ferreira Vaz[7]. Marcia Regina Danhese[8]. Mauro Franssuha[9]. Mariza Gomes de Souza Gontijo[10]. Sandra Maria de Jesus Freitas[11].
Biography: [1]Graduado em Marketing pela Universidade do Norte do Paraná, também graduado em Geografia pela Fabras. Atua como interprete de línguas migrantes para secretaria do estado de Mato Grosso E-mail: Gabyadly@hotmail.com. [2]Formada em Pedagogia pela UFMT de Rondonópolis, pós-graduada em Gestão Escolar e atualmente atua como professora concursada no município de Rondonópolis. E-mail: alinesantossouz47@gmail.com. [3] Pedagogo especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado; Especialista em Língua Brasileira de Sinais. Licenciado em Artes Visuais pela Claretiano – SP. Atualmente Docente da Educação Infantil – SEMED -MT e Professor de AEE na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – SEDUC – MT. E-mail: adrianomeloaguiar@gmail.com. [4]Especialista em educação inclusiva, psicopedagogia clínica e institucional, ABA. Atuou por 10 anos nos anos iniciais do ens. Fundamental, 3 anos no AEE e atualmente como Diretora na rede municipal. E-mail: Edneiaandrade@hotmail.com. [5]Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). E Especialização em Educação das Relações Étnicos Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos pela UFMT/ Instituto De Educação/ Campus Cuiabá. E-mail: samaracarlosal@gmail.com. [6]Graduado em Letras: Português/Espanhol e Pedagogia. Tenho especialização em Alfabetização e Letramento. Atuo na educação desde 2005. E-mail: leonor201744@outlook.com. [7]Graduada em história, letras e espanhol e pedagogia com especialização em Neurociência Educacional: Comportamento e Cognição, Libras e Sistema Braille e Tradução e Intérprete em espanhol. Atua na educação na educação desde 2004. E-mail: luziavaz@hotmail.com. [8]Possui pós-graduação em didática do ensino superior e psicopedagogia. E-mail: marciaroo2013@gmail.com. [9]Formado em história pela UFMT de Rondonópolis, pós-graduado e mestrado em educação. Possui segunda graduação em pedagogia e atualmente atua como professor concursado do município de Rondonópolis. E-mail: maurofranssuha91@gmail.com. [10] Formada em Psicologia pela faculdade Anhanguera, especialista em Psicopedagogia pela faculdade CESUR-FACSUL e Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela faculdade RHEMA. E-mail: marizagomes2024@gmail.com. [11]Possui especialização em Libras e educação inclusiva pelo IFF de Mato Grosso atua como professora para secretaria do estado de Mato Grosso. E-mail: sandrafreitasitiquira@hotmail.com
ABSTRACT: A inclusão das crianças nas escolas é um aspecto essencial da educação contemporânea, que visa garantir que todos os alunos, independentemente de suas características ou necessidades, tenham acesso a um ambiente de aprendizado equitativo. Esse processo vai além da mera matrícula de crianças com deficiência, exigindo a criação de práticas pedagógicas adaptadas que respeitem as individualidades e promovam a diversidade. A legislação brasileira, incluindo a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente, assegura o direito à educação inclusiva. O Ministério da Educação busca implementar diretrizes para a formação de professores e a adaptação de currículos, embora ainda haja desafios a superar, como resistência cultural e falta de recursos. A inclusão beneficia não apenas as crianças com necessidades especiais, mas também todos os alunos, promovendo empatia e compreensão mútua. Assim, a construção de um sistema educacional inclusivo requer o envolvimento de educadores, gestores, famílias e da sociedade, visando oferecer oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento para todas as crianças. Neste estudo, foi utilizada a revisão bibliográfica como estratégia metodológica.
Keywords: Inclusão. Escolas. Educação. Legislação.