v.1, n.4, 2024 (Agosto)
DOI: 10.5281/zenodo.13333755
Autores: Gizelle Almeida Barbosa Vicentini
Biografia: Bacharel em Pedagogia pela Universidade IESCAMP, formada em 2013. Graduada em Arte pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, com conclusão em 2017. Especialista em Educação Especial com pós-graduação finalizada em 2020. Realizou curso de Filosofia e Arte em 2020, além de ter concluído o curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Arteterapia, ambos em 2020.
E-mail: gizelleij@gmail.com
Resumo: Nos últimos anos tem-se enfrentando grandes mudanças no que diz respeito à educação. Uma delas é a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. Com o processo de inclusão, toda criança com algum tipo de deficiência tem direito à escolarização. Por esse motivo, as escolas tiveram de se reinventar, sendo necessárias adaptações arquitetônicas e nas práticas pedagógicas para atender toda essa diversidade. Este estudo visa identificar os benefícios do processo de inclusão nas escolas regulares de ensino. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Estudos demonstraram que o processo de inclusão traz muitos benefícios para toda comunidade escolar, pois convivendo com a diferença os atores sociais da escola podem aprender a aceitar e respeitar as limitações de cada um.
Palavras Chave: Inclusão. Deficiência. Escola regular.