ISSN 2966-0599 (Online)

Revista O Universo Observável

v.2, n.12 (2025)
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Título

A INCLUSÃO DE MULHERES TRANS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ALAGOAS: Uma Análise Mista De Políticas Públicas E Experiências Docentes (2020-2025)

 

A INCLUSÃO DE MULHERES TRANS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ALAGOAS: Uma Análise Mista De Políticas Públicas E Experiências Docentes (2020-2025)

DOI: 10.5281/zenodo.17665063 País: Brasil Submissão: 2025-11-04 Publicação: 2025-11-24 Palavras-chave: Inclusão Trans; Ensino Fundamental; Nome Social; Formação Docente; Alagoas.

Autores

Michelle Alcântara dos Santos*
Autor correspondente
Cientista Social e Pedagoga
Felipe D’eangles de Souto
Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE
Neuracy Souza de Araújo Souto
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE)
Yngred Karoline Antunes
Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE
Gisele Romildes Maçaneiro
Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Bárbara Regina Pressotto Lolato
IVY ENBER CHRISTIAN UNIVERSIT

Resumo

Este estudo investiga a efetividade das políticas de inclusão e a realidade da permanência de mulheres trans no Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Alagoas, em um contexto de crescente debate sobre identidade de gênero no ambiente escolar. Adotando abordagens de método misto (quantitativo e qualitativo), o artigo busca cruzar dados sobre a infraestrutura e a formação docente (quantitativo) com as narrativas de professores e gestores sobre as práticas pedagógicas e os desafios interpessoais (qualitativo). A fase quantitativa analisou um levantamento censitário em 10 escolas da rede estadual sobre a existência de banheiros neutros, uso do nome social e formação em diversidade. A fase qualitativa consistiu em grupos focais com 10 (dez) educadores, explorando temas como o manejo de situações de transfobia e a adaptação curricular. Os resultados quantitativos indicam uma baixa taxa de implementação de infraestrutura inclusiva (Menor que 20%) e uma formação docente superficial (carga horária média 4h/ano). A análise qualitativa, contudo, revela um esforço individual e ético dos educadores, que agem como mediadores essenciais de conflitos, mas apontam a carência de diretrizes claras como o maior obstáculo para uma inclusão plena e segura.

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Fontes: OpenAlex, Google Acadêmico, Scilit, BASE, Crossref e Index Copernicus | 📈 Dados acumulados desde maio de 2024 (com base histórica) | Atualizado em 07/12/2025 01:50
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