ISSN: 2966-0599
v.2, n.9, 2025 (Setembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.17116697
Author 1: Matheus Azevedo Medeiros
Biography: Formado em Bacharelado em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense , Formado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Única de Ipatinga Pós graduado Latu Sensu em Gestão estratégica de Pessoas pelo Senac-SC, Pós Graduado em Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná Professor de Educação Física do Sesi-Lages
E-mail: mazevedo82@yahoo.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-5425-7819
==========================================
Author 2: Paulo Roberto Alves Falk
Biography: Doutorando em Ambiente e Saúde pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC.Mestre em Ambiente e Saúde pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC.Bacharel e Licenciado em Educação Física.Especialista em Treinamento, Tecnicas e Táticas esportivas.Especialista em Psicomotricidade.Mba em Gestão de Pessoas.Especialista em Fisiologia do exercício.Pós Graduado em Atletismo.Pós-Graduado em Futebol de Campo e Futsal.Pós Graduado em Handebol.Pós Graduado em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento.Pós Graduado em Nutrição Clinica e Esportiva.Pós Graduado em Docência e Gestão em ensino a distância.Autor do Livro Futebol: Gestão e Treinamento. Integrante do Comitê de Ética e Pesquisa da UNIPLAC.
E-mail: pfalk1106@uniplaclages.edu.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2355-8993
==========================================
Author 3: Luciana Genuino Machado
Biography: Formação em Psicologia no ano de 2018 pela Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC, (CRP 12/18342). E licenciada em Pedagogia no ano de 2023 pela Universidade do Norte do Paraná Unopar. E pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho; Neuropsicologia; Psicopedagogia Clínica e Institucional. Com experiência em Psicologia Social Comunitária na Assistência Social. Docente na Universidade do Planalto Catarinense, atuação em Psicóloga Escolar. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ambiente e Saúde PPGAS/UNIPLAC
E-mail: luciana_genuino@uniplaclages.edu.br
ORCID: https://orcid.org/0009-0003-0915-4970
==========================================
Author 4: Fabrizio Ramos Martins
Biography: Graduado em odontologia – ufsc, Especialista em anatomia humana e farmacologia – udesc Especialista em periodontia e implantodontia – SlMandic Campinas, Especialista em metodologias ativas – Uniplac, Vínculo atual – Uniplac Área de pesquisa – terapia periodontal e reabilitação oral.
E-mail: coord.fabrizio@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-4599-6477
==========================================
Author 5: Ricardo Fernando Moreira Floriani
Biography: Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Saúde PPGAS (2025) promovido pela Universidade do Planalto Caratinense – UNIPLAC/Lages – SC, Pós Graduando do curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública (2025) Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/Araranguá, graduado em Direito (2008) pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/Lages – SC, Pós-graduado em Politicas e Gestão em Segurança Pública, promovido pela Faculdade Dom Bosco, polo Lages/SC, Docente da Academia de Administração Prisional e Socioeducativa do Departamento de Policia Penal de Santa Catariana(2022).
E-mail: ricardofloriani@uniplaclages.edu.br
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-5231-244X
==========================================
Author 6: Simone Regina Alves Julio Rausch
Biography: Doutoranda em Ambiente e Saúde pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC; Graduação em Fisioterapia pela Associação Catarinense de Ensino – ACE (1998); Pós graduação “Lato Sensu” – Especialização em Ciências Morfofisiológicas, com área de concentração em Anatomia Humana pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2002); Especialização “Lato Sensu” em Fisioterapia Traumato-ortopédica pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de União da Vitória e Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos – CBES (2004); Pós Graduação em Estética Facial e Corporal pela Universidade de Araraquara – UNIARA (2015), Mestrado em Ambiente e Saúde – UNIPLAC (2017), Especialista em Fisioterapia do Trabalho – INSPIRAR (2022/2023). Docente na UNIPLAC, de fevereiro de 2001 à 2006, de 2013 ao presente momento. Atuação nos cursos de Medicina (disciplina de Anatomia Humana), Educação Física (Fisiologia Humana e Nutrição); Odontologia (Fisiologia Humana, Patologia Geral e Biossegurança), Fisioterapia (disciplinas de Reumatologia, Recursos Terapêuticos Manuais, Ortopedia, Prática Fisioterapêutica, Urologia/Ginecologia e Obstetrícia e Ergonomia do Trabalho), e no curso de Fonoaudiologia (Anatomia Humana). Exerço o papel também de Supervisora responsável pelo Estágio na Clínica Escola de Fisioterapia/UNIPLAC.
E-mail: prof.simonejulio@uniplaclages.edu.br
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-9513-2685
==========================================
ABSTRACT: A integração entre Educação Física e Psicomotricidade revela-se essencial no processo de ensino- aprendizagem, pois articula corpo, mente e movimento como fundamentos para o desenvolvimento integral da criança. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre essas áreas, no intuito de destacar os impactos e desafios no contexto escolar. A metodologia consistiu em uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em revisão bibliográfica de artigos, livros, dissertações e teses, selecionados pela relevância e contribuição ao tema. Os resultados evidenciam que a Psicomotricidade, ao estimular funções motoras, cognitivas e socioemocionais, contribui de forma significativa para a alfabetização, coordenação motora, lateralidade, atenção e memória. A Educação Física, ao mediar jogos, esportes coletivos e atividades lúdicas, amplia a capacidade de socialização, autoestima e autonomia dos alunos e permite aprendizagens significativas. A discussão aponta que, embora autores clássicos como Le Boulch, Fonseca e Vygotsky reforcem a importância da psicomotricidade, ainda há resistência de professores em integrá -la a outras disciplinas, limitando seu potencial interdisciplinar. Conclui-se que a Educação Física, quando orientada por pressupostos psicomotores, promove aprendizagens globais, respeita fases de desenvolvimento e valoriza jogos cooperativos como ferramentas pedagógicas inclusivas. Contudo, identificou-se escassez de estudos recentes, o que ressalta a necessidade de novas pesquisas sobre estratégias interdisciplinares e sobre a disseminação da psicomotricidade em ambientes educacionais diversos, a fim de potencializar sua contribuição para a formação integral.
Keywords: Educação Física; Psicomotricidade; Ensino-aprendizagem; Desenvolvimento motor; Jogos cooperativos.