ISSN: 2966-0599
v.1, n.8, 2024 (Dezembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14340143
Author: Eder Samuel Silvestre
Biography: Graduado em Letras pela Universidade de Franca. Especialista em Literatura pela Faculdade Iguaçu. Especialista em Linguística Aplicada à Educação pela Faculdade Iguaçu. Especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela Universidade de Vitória.
E-mail: edersamuelss@yahoo.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2509-7661
ABSTRACT: Este artigo apresenta uma investigação abrangente e interdisciplinar sobre a linguagem como espaço de construção cultural e produção de sentidos, promovendo um diálogo enriquecedor entre discurso, literatura e práticas sociais como ferramentas pedagógicas essenciais para o ensino médio. Fundamentado em contribuições teóricas de autores como Bakhtin, Candido, Portolomeos, Freire, Fairclough, Rojo, entre outros, o estudo analisa as complexas relações entre multiletramentos, diversidade cultural e multimodalidade, propondo caminhos inovadores para a formação crítica e cidadã dos estudantes. Ao explorar a literatura como manifestação estética e cultural, o texto destaca seu potencial para ampliar a sensibilidade, a subjetividade e o pensamento crítico dos alunos, promovendo o diálogo entre linguagem e cultura. A centralidade do discurso como mediador das relações sociais é abordada em profundidade, com estratégias pedagógicas que integram textos literários, tecnologias digitais e práticas sociais diversificadas, respondendo às demandas contemporâneas do ambiente escolar. Além de oferecer reflexões teóricas robustas, o artigo traz contribuições práticas ao propor abordagens que valorizam a pluralidade cultural e a ressignificação curricular, integrando novas perspectivas ao ensino. Com uma visão transformadora, a leitura enfatiza o papel do professor como mediador na construção de sentidos e no fortalecimento de identidades, reafirmando a importância da educação como um processo inclusivo, crítico e conectado às realidades socioculturais. Este estudo posiciona-se como referência essencial para educadores e pesquisadores comprometidos com práticas pedagógicas que dialoguem com a diversidade e promovam a emancipação dos sujeitos.
Keywords: linguagem, cultura, produção de sentidos, discurso, literatura, educação