ISSN: 2966-0599
v.2, n.6, 2025 (Junho)
METADADOS
DOI: 10.69720/29660599.2025.000114
Author 1: Junior Daniel Flores Cocarico
Biography: Universidad Adventista de Bolivia
E-mail: junior.flores@uab.edu.bo
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Author 2: Daniel Omar Ajhuacho Chambi
Biography: Universidad Adventista de Bolivia
E-mail: daniel.ajhuacho@uab.edu.bo
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Author 3: Dora Abigail Chura Ruiz
Biography: Universidad Adventista de Bolivia
E-mail: abigail.chura@uab.edu.bo
ORCID: https://orcid.org/0009-0000-6428-0919
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Author 4: Lorenzo Ramos Poca
Biography: Universidad Adventista de Bolivia
E-mail: lorenzo.ramos@uab.edu.bo
ORCID: https://orcid.org/0009-0006-6418-3901
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ABSTRACT: O estudo explora a relação entre a atividade física e o desempenho acadêmico em estudantes do segundo semestre de Fisioterapia e Cinesiologia da Universidade Adventista da Bolívia. Utilizando uma abordagem quantitativa e um delineamento quase-experimental, foi analisada uma amostra de 27 estudantes para determinar como seus níveis de atividade física, avaliados por meio do teste IPAQ, se relacionam com seu desempenho acadêmico, medido pelas notas. Os resultados revelam que 74% dos estudantes são sedentários, com apenas uma pequena porcentagem envolvida em atividades físicas regulares. Quanto ao desempenho acadêmico, a maioria dos estudantes foi classificada em um nível aceitável, enquanto uma porcentagem menor atingiu níveis destacados ou excelentes. A análise de correlação de Pearson revelou uma associação significativa e positiva (r=0,769; p=0,000) entre a atividade física e o desempenho acadêmico, o que sugere que os estudantes que praticam atividade física com maior frequência tendem a obter melhores notas. Esses achados corroboram pesquisas anteriores que associam o exercício regular com melhorias na função cognitiva e na estabilidade emocional. Além disso, os resultados destacam a importância de promover um estilo de vida ativo entre estudantes de cursos relacionados à saúde, como Fisioterapia e Cinesiologia, para fortalecer não apenas a condição física e mental, mas também o desempenho acadêmico. Promover políticas universitárias que incentivem a atividade física pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o bem-estar integral e o rendimento acadêmico no contexto universitário.
Keywords: Atividade Física. Desempenho Acadêmico. Bem-estar Integral.