ISSN: 2966-0599
v.2, n.9, 2025 (Setembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.17219308
Author 1: Tatiana de Souza Damião
Biography: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Educação Especial (UNEB) e Educação Infantil e Alfabetização (FAVENI); Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC (UNEB), Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Salvador.
E-mail: tatianameireles2016@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0004-0335-4442
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ABSTRACT: O artigo analisa a representação do negro nos livros didáticos de História do Brasil, abordando como esses materiais perpetuam ou questionam estereótipos raciais. Destaca-se o papel central do livro didático como ferramenta pedagógica e ideológica, refletindo tensões históricas e sociais. Durante séculos, tais materiais reforçaram narrativas eurocêntricas que relegaram populações negras à invisibilidade ou a papéis subalternos, contribuindo para a manutenção de desigualdades raciais. O estudo baseia-se em uma revisão narrativa de literatura e explora as implicações dessas representações na formação identitária dos estudantes negros e na percepção social da história afro-brasileira. O artigo contextualiza historicamente o surgimento e a evolução dos livros didáticos e como suas narrativas foram moldadas por interesses das elites dominantes. Apresenta o conceito de representação a partir dos estudos de Stuart Hall e como se deu a representação do negro no livro didático de História do Brasil. Aponta também a relevância da Lei 10.639/2003 como marco histórico para promover uma educação antirracista. Conclui-se que a revisão das representações dos negros nos livros de história é essencial para promover a inclusão e combater estereótipos. Ao reconhecer o protagonismo negro na formação do país, os materiais didáticos podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, consciente e plural, reafirmando a importância de políticas educacionais que fortaleçam o combate ao racismo e a valorização das identidades afro-brasileiras.
Keywords: livro didático; representação; negro; educação antirracista; história afro-brasileira.