ISSN: 2966-0599
v.1, n.7, 2024 (Novembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14247676
Author: Luana Souza Ramalho Doncev
Biography: Possui graduação em Pedagogia, especializada em Educação Especial e Inclusiva pela UNITINS (Universidade do Tocantins), editora e revisora de Periódicos Científicos. Possui experiência na área de Educação Infantil e Coordenação Pedagógica.
E-mail: luanadoncev@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0410-415X
ABSTRACT: A adaptação de crianças autistas na educação infantil enfrenta desafios significativos, tanto para as crianças quanto para os educadores. Essas crianças geralmente têm dificuldades em seguir regras sociais e se adaptar ao ambiente escolar, o que pode ser confundido com falta de educação. Para melhorar a integração, a escola precisa adotar estratégias de adaptação curricular, como a modificação de conteúdos, atividades e métodos de avaliação, para atender às necessidades individuais dos alunos. Além disso, a parceria entre professores e pais é essencial para garantir um ambiente inclusivo e colaborativo, proporcionando à criança as melhores condições de aprendizagem. A formação dos educadores também é fundamental, com programas de capacitação que ajudem a sensibilizar os professores sobre a importância da inclusão e o uso de metodologias como o sistema TEACCH, que favorece o desenvolvimento das habilidades de comunicação e interação social (Gonçalves, 2022). A integração de profissionais especializados, como psicólogos e terapeutas, também contribui para a criação de um ambiente mais adequado e acolhedor para as crianças autistas (Oliveira, 2023). A colaboração entre escola e família é imprescindível. Quando ambos trabalham juntos, ajustando as expectativas e os métodos de ensino, a criança autista tem mais chances de superar as barreiras e alcançar o seu potencial, tanto acadêmico quanto social (Santos, 2008). A adaptação contínua do currículo e o uso de reforços consistentes ajudam a melhorar as habilidades de comunicação e a interação social, promovendo um processo de aprendizagem mais eficaz (Valle & Maia, 2010).
Keywords: Educação infantil, inclusão escolar, autismo, adaptação curricular, parceria escola-família.