ISSN: 2966-0599
v.2, n.5, 2025 (Maio)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15477831
Author 1: OLIVEIRA, Girlene Assunção
Biography: Formada em Licenciatura em pedagogia na UNIP e em Minas Faculdade – Pós Graduação Lato Sensu em AEE – Atendimento Educacional Especializado.
E-mail: gi4040assuncao@hotmail.com
==========================================
ABSTRACT: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) apresenta-se como um conjunto de atividades e recursos de acessibilidade utilizado no atendimento a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou outras necessidades educacionais especiais. Profissionais que atuam no AEE devem se especializar para que o desenvolvimento de atividades diversas no AEE seja de excelência. Este trabalho acadêmico tem por base uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, pautada em um referencial teórico substancial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo buscar demonstrar as principais características de concepções metodológicas do AEE e a relevância da SRM. Demonstra alguns recursos que são utilizados nas Salas de Recursos Multifuncionais. Pretende demonstrar a relevância do estudo do tema para profissionais das áreas de Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia, Neuropedagogia, Psicologia, Saúde Mental e outras. Se conclui que as metodologias do AEE e a atuação das Salas de Recursos Multifuncionais são pilares para uma educação inclusiva e de qualidade. Essas iniciativas evidenciam o compromisso com uma prática pedagógica acessível, o que assegura que todos os alunos tenham oportunidades reais de aprendizagem.
Keywords: Atendimento Educacional Especializado. Salas de Recursos Multifuncionais. Educação Especial e Inclusiva.