ISSN: 2966-0599
v.1, n.7, 2024 (Novembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14185634
Author: Eduardo Henrique da Silva
Biography: Possui graduação em Letras, Mestrado em Teoria da Literatura, pela UNESP/IBILCE, Campus de São José do Rio Preto e atualmente sou doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sou Professor Preceptor da Faculdade Sesi de Educação. Professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura brasileira na Secretaria Estadual de Educação, Prefeituras e no Ensino Particular. Sou corretor de Redações voltadas para a entrada no ensino Superior e corrijo há alguns anos ENEM. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas e Literaturas e o ensino de redação voltadas para o mercado de trabalho e meio acadêmico. Atuo também como tutor via EAD como no IFRO e (plataformas digitais e presenciais) na graduação e pós-graduação. Atuo também como Psicopedagogo Clínico e Institucional. Possui pesquisas, artigos publicados sobre poesia de rigor e contemporânea, assim como publicação de artigos sobre escritores-diplomatas-poetas-prosaístas.
E-mail: eduardo.hen@ufu.br
ORCID: https://orcid.org/0009-0000-9163-6132
ABSTRACT: O artigo aborda a relação entre modernidade, pós-modernidade e o mal-estar na constituição do sujeito contemporâneo, com base nas reflexões de Zygmunt Bauman em “O Mal-Estar da Pós-Modernidade” e Stuart Hall em “A Identidade Cultural na Pós-Modernidade”. Explora como a transição das certezas modernas para as incertezas pós-modernas impacta a subjetividade e as dinâmicas culturais. A análise parte dos capítulos VII, VIII e IX de Bauman, que discutem a arte pós-moderna, o significado cultural e a relação entre verdade e incerteza, destacando o enfraquecimento das grandes narrativas e a fluidez das estruturas identitárias. Paralelamente, Stuart Hall contribui ao evidenciar como a globalização e a fragmentação cultural desconstroem identidades estáveis, criando sujeitos híbridos e instáveis. O estudo argumenta que a arte pós-moderna reflete e amplifica essas transformações, ao mesmo tempo em que contribui para a busca por novos significados em um cenário de incertezas. Ao conectar as perspectivas dos autores, evidencia-se como o sujeito pós-moderno está constantemente negociando sua identidade em um mundo fluido, onde as fronteiras entre verdade e ficção, individualidade e coletividade, estão cada vez mais difusas. Este contexto intensifica o mal-estar e a necessidade de adaptação contínua para lidar com a falta de estabilidade estrutural e cultural.
Keywords: Pós-modernidade, identidade, Zygmunt Bauman, Stuart Hall.