ISSN: 2966-0599
v.2, n.1, 2025 (Janeiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14633282
Author 1: Edney da Silva Moreira
Biography: Graduação em Letras -Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (2015). Graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2005). Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação da Serra (2006).
E-mail: edneymoreira12@gmail.com
ORCID: https://lattes.cnpq.br/3031567361045381
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ABSTRACT: O uso das tecnologias digitais tem transformado significativamente as metodologias de ensino, especialmente no que se refere às brincadeiras e atividades lúdicas aplicadas ao processo de aprendizagem. Com a crescente presença de dispositivos como celulares, notebooks e tablets nas escolas, novas formas de aprendizagem estão sendo exploradas. Ferramentas digitais como aplicativos educacionais, jogos digitais e realidade aumentada permitem que as brincadeiras sejam ampliadas, proporcionando uma experiência mais interativa, personalizada e envolvente. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição das brincadeiras no processo de aprendizagem infantil, com ênfase em sua aplicabilidade nas metodologias de ensino contemporâneas. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica. A literatura aponta que as tecnologias possibilitam um ensino mais flexível e inclusivo, atendendo às necessidades individuais dos estudantes e promovendo a aprendizagem colaborativa por meio de plataformas digitais. No entanto, o uso dessas ferramentas exige formação contínua dos educadores e a garantia de acesso equitativo às tecnologias, evitando a exclusão digital que pode aprofundar as desigualdades educacionais.
Keywords: Tecnologias digitais. Brincadeiras educativas. Gamificação. Aprendizagem colaborativa. Personalização do ensino.