ISSN: 2966-0599
v.2, n.9, 2025 (Setembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.17118063
Author 1: Edmara de Queiroz Rocha
Biography: Bacharel em Ciências Contábeis pela UNEB (2007). Licenciada em Matemática (2010). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Psicopedagogia. Analista Universitária da Universidade do Estado da Bahia e Professora de Matemática da Rede Municipal de Salvador.
E-mail: edmara.queiroz@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0004-9443-3743
==========================================
ABSTRACT: Este artigo realiza uma revisão narrativa de literatura sobre a capacitação de professores do ensino superior na modalidade EaD para a inclusão sociodigital de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa enfoca práticas pedagógicas inclusivas, tecnologias assistivas e metodologias ativas adaptadas ao contexto digital. O objetivo é identificar estratégias de formação docente que promovam a participação efetiva e o engajamento de alunos com TEA, garantindo seu acesso pleno às oportunidades educacionais oferecidas na EaD. Espera-se que os resultados contribuam para a proposição de diretrizes de capacitação docente que fortaleçam a inclusão sociodigital no ensino superior, além de subsidiar políticas institucionais voltadas à equidade e à acessibilidade digital.
Keywords: Formação, inclusão, EAD