v.1, n.4, 2024 (Agosto)
DOI: 10.5281/zenodo.12802491
Autores: Priscilla Patrício de Holanda
Biografia: Graduada em Ciências Sociais – UFCAT; Pós-Graduanda em Gestão e Coordenação Escolar – FAVENI; Mestra em Educação – UFCAT.
E-mail: priscyholanda@gmail.com
Autores: Maria Zenaide Alves
Biografia: Doutora em Educação – UFMG; Professora Titular da UFCAT.
E-mail: zenpiaui@yahoo.com.br
Autores: Eliete Maria Bueno da Cunha
Biografia: Graduada em Pedagogia – UEG; Mestranda em Educação _UFCAT.
E-mail: elietembueno@gmail.com
Resumo: Este texto tem como objetivo descrever um caso de ensino para educação étnico-racial, para ser utilizado como material didático em cursos de graduação e de pós-graduação em pedagogia e áreas afins. A elaboração do texto seguiu metodologia apropriada para casos de ensino. Os personagens centrais do caso são a professora Lúcia, as alunas Amondi, uma aluna queniana e Alice, aluna brasileira, da Escola Municipal José Benedito dos Santos em Guararema-SP. Este caso aborda uma situação fictícia de acontecimentos que ocorreram durante um evento organizado para a comemoração do “Dia da Consciência Negra” no ano de 2019. Os aspectos apresentados têm por objetivo possibilitar a discussão de conceitos como racismo no ambiente escolar, racismo estrutural, formação continuada, educação para as relações étnico-raciais e identidade negra. Ressalta-se que a Educação para as Relações étnico-raciais é uma disciplina nova na matriz curricular brasileira, decorrente da consolidação da Lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade de ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica.
Palavras Chave: Racismo. Formação de professores. Educação antirracista.