ISSN: 2966-0599
v.2, n.8, 2025 (Agosto)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.16739974
Author 1: Martinez Santos Martins
Biography: Mestre em Planejamento Territorial – UEFS (2019), Bacharel em Ciências Sociais – UFRB (2013), Licenciado em Geografia – Uniasselvi (2024).
E-mail: martinez.pesquisas@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0005-9635-4077
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ABSTRACT: O presente artigo apresenta uma revisão narrativa de literatura sobre a violência no ambiente escolar, com ênfase no fenômeno do bullying e na utilização dos Círculos de Construção de Paz como prática restaurativa voltada à mediação de conflitos. A violência escolar é entendida como um fenômeno relacional, atravessado por desigualdades sociais e institucionais. O bullying, por sua vez, manifesta-se como forma sistemática de violência entre pares, cujas consequências impactam negativamente o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes. Frente a esse cenário, os Círculos de Construção de Paz emergem como uma abordagem pedagógica que valoriza o diálogo, a escuta ativa e a corresponsabilidade, promovendo uma cultura de paz e a transformação das relações escolares.
Keywords: Bullying; violência escolar; justiça restaurativa; círculos de paz; cultura de paz.