ISSN: 2966-0599
v.2, n.9, 2025 (Setembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.17109801
Author 1: Isabela Lúcia Santos
Biography: Aluna do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
E-mail: belviolino@hotmail.com
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Author 2: Carmeci Maria de Lourdes Freitas
Biography: Mestrado Acadêmico em Administração pela Faculdade Novos Horizontes (2016). O tema da dissertação versa sobre a responsabilidade social e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Linha de Pesquisa Tecnologias de Gestão e Competitividade. Graduada em Pedagogia (2013) e Comunicação Social: Relações Públicas (2004) pelo Centro Universitário Newton Paiva. Docente atuante nas cadeiras de Educação Inclusiva e Seminários Integradores, Temas Contemporâneos em Psicologia, Psicologia, Arte e Cultura, Trabalho em Equipe e Políticas Públicas em Saúde, nas modalidades presencial e a distância. Vasta experiência em gestão administrativa, execução estratégica do planejamento orçamentário, gestão de recursos organizacionais, materiais, patrimoniais, financeiros, tecnológicos e humanos, entrega de resultados positivos. Capacidade de relacionamento com as áreas de planejamento, organização e direção. Assessoria de Gestão de Carga Horária docente no ensino superior.
E-mail: carmeci.freitas@gmail.com
ORCID: https://lattes.cnpq.br/3944784475493968
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ABSTRACT: Este artigo apresenta um relato de experiência extensionista realizado com Especialistas em Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), conduzido por discentes do curso de Psicologia da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). A proposta teve como objetivo promover a aplicação prática da Comunicação Não Violenta (CNV) como ferramenta de fortalecimento das relações interpessoais, escuta empática e saúde emocional no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi qualitativa, com abordagem descritiva, pautada na observação participante e na análise das percepções dos envolvidos. Os resultados indicam que a CNV contribuiu significativamente para a conscientização dos profissionais quanto à gestão de conflitos, ao reconhecimento de sentimentos e à melhoria da comunicação no espaço de trabalho. A experiência revelou potencialidades metodológicas e formativas, mas também desafios quanto à continuidade e institucionalização de ações semelhantes. Conclui-se que a CNV, articulada à extensão universitária, constitui uma prática humanizadora e transformadora, fundamental para o cuidado dos profissionais da educação pública.
Keywords: Comunicação Não Violenta; Educação Pública; Relações Interpessoais; Saúde Emocional; Extensão Universitária.