CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO SISTEMA EDUCACIONAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA: A Importância Dos Temas África E Povos Africanos No Ensino De História
Autores
0000-0001-5612-6276
Resumo
O presente estudo integra a linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar” do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) – núcleo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e abordará como problema a forma como a África e os africanos são apresentados nos livros didáticos de História adotados no ensino Fundamental II na rede municipal de educação de Vitória da Conquista – BA e tem como objetivo geral analisar como os temas África e povos africanos são apresentados nos livros didáticos de História adotados para o ensino Fundamental II na rede municipal de Vitória da Conquista – BA. Mais especificamente: a) Discutir a importância da presença dos temas África e povos africanos no currículo escolar; b) Identificar qualitativa e quantitativamente como a África e os africanos são apresentados nos livros didáticos de História adotados para o ensino Fundamental II na rede municipal de Vitória da Conquista – BA; c) Compreender quais tipos de formação histórica sobre a África e os africanos podem ser suscitadas a partir dos livros didáticos de História adotados para o ensino Fundamental II; d) Elaborar uma produção didático pedagógica que contemple o ensino de História da África e dos africanos. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, organizada mediante pesquisas bibliográficas exploratórias. Analisa-se por meio do contexto relatado, a forma como os livros didáticos de História evidencia a vivência histórica dos negros, a formação da sociedade brasileira, focando na reflexão educacional e social, de forma que os resultados possam reconstruir novas observações, rompendo barreiras construídas na sociedade, propondo novas descobertas e importâncias da matriz africana na formação étnica brasileira. Por fim, serão apresentadas temas e assuntos retratados nos livros didáticos com o intuito de provocar uma reflexão sobre a história da África e dos africanos e suas abordagens em sala da aula, que colaborem para a conscientização e responsabilidade social. Quanto ao material didático, será analisado se tal colabora ou não de forma efetiva para o estudo da história e da cultura Afro-brasileira e Africana.