ISSN: 2966-0599
v.2, n.5, 2025 (Maio)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15361258
Author 1: Renato Fidelis de Souza
Biography: Especialista, Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu, Floriano, Piauí, Brasil.
E-mail: renatofidelis12@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0009-8218-2648
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Author 2: Maria das Neves Ferreira Pedro Cavalcante
Biography: Especialista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Santa Rita, Paraíba, Brasil.
E-mail: nevesgeo@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-9073-5475
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Author 3: Séfora Gerlane Pessoa da Silva
Biography: Especialista, Instituto Superior da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
E-mail: seforagerlane@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0000-8006-2524
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Author 4: Cícera Arleide da Silva Figueiredo
Biography: Especialista, Faculdades Integradas de Patos-PB, Patos, Paraíba, Brasil.
E-mail: arleidefigueiredo@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0003-2506-5521
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Author 5: Mércia Karla Oliveira Araújo da Silva5
Biography: Especialista, Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
E-mail: marciakarla2009@hotmail.com
ORCID: http://lattes.cnpq.br/1330635531777401
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ABSTRACT: Este artigo tem como objetivo investigar como as práticas pedagógicas inovadoras voltadas para a diversidade cultural podem promover a inclusão social na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão integrativa da literatura, analisando estudos de 2014-2024 que abordam a relação entre diversidade cultural e práticas educativas na Educação de Jovens e Adultos. Os principais resultados indicam que o reconhecimento e a valorização das diferentes culturas entre os estudantes contribuem para o aumento do engajamento, melhoria do desempenho acadêmico e fortalecimento do senso de pertencimento. No entanto, foram identificados desafios como resistência institucional, falta de formação docente e barreiras estruturais nas escolas. O estudo conclui que, embora as práticas inovadoras tenham um potencial transformador na inclusão social, é necessário um maior investimento em políticas públicas e formação de professores. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem a formação de docentes para a diversidade cultural e as políticas educacionais que podem facilitar a implementação de metodologias ativas na Educação de Jovens e Adultos.
Keywords: Diversidade cultural. Educação de jovens e adultos. Educação inclusiva. Inclusão social. Práticas pedagógicas inovadoras.