ISSN: 2966-0599
v.2, n.4, 2025 (Abril)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15130633
Author 1: Cicera Maria da Silva
Biography: Graduada em Letras com habilitação em Inglês pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL). Especialista em Língua Portuguesa pela (FAMASUL), Especialista em Diversidade de Gêneros Textuais pela Universidade Federal de Pernambuco ( UFPE), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción – Paraguay-(UAA )
E-mail: cicera.sylva15@gmail.com
ORCID: https://lattes.cnpq.br/3199086981790974
==========================================
ABSTRACT: A leitura e a produção textual, pilares da formação educacional, são habilidades intrinsecamente ligadas e cruciais para o desenvolvimento integral do aluno, pois, embora a responsabilidade por seu desenvolvimento não seja exclusiva da escola, é nas aulas de Língua Portuguesa que essas habilidades são sistematicamente trabalhadas. A leitura decodifica e compreende, enquanto a escrita expressa o pensamento, sendo ambos processos complexos que envolvem construção de significado e análise crítica. Contudo, o hábito da leitura em livros físicos enfrenta desafios na era digital, uma vez que a leitura fragmentada online desvia a atenção dos jovens da experiência sensorial e imersiva proporcionada pelo livro físico. Assim, cultivar esse hábito é fundamental, visto que a leitura desenvolve intelectualmente e estimula a criatividade. A biblioteca escolar, mesmo diante de desafios, permanece como um espaço crucial para a construção do conhecimento. A leitura e a escrita, habilidades intrinsecamente ligadas, se complementam: a leitura oferece modelos e inspiração para a escrita, enquanto esta exige organização e adaptação da linguagem, representando um desafio maior. No Ensino Fundamental II, é fundamental priorizar a narração e a descrição, gêneros que estimulam a criatividade e a organização de ideias dos alunos. Uma leitura diversificada, por sua vez, amplia o repertório linguístico e cultural, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizado.
Keywords: Experiência Sensorial, Criação Autoral, Domínio Linguístico, Expressão Criativa