ISSN: 2966-0599
v.2, n.1, 2025 (Janeiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14590645
Author 1: Gabriel Donato Ramos Couto
Biography: Graduado na Área Jurídica, Educacional e Linguística e Graduando em Psicologia, Mestre e Doutor em Ciências da Educação – Christian Business School
E-mail: gabrieldonatoprof@gmail.com
Lattes: https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
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ABSTRACT: O presente artigo explora a aplicação da comunicação não violenta (CNV) no âmbito educacional, destacando sua relevância como uma ferramenta para melhorar o relacionamento interpessoal, promover um ambiente de aprendizado colaborativo e fomentar a empatia entre os atores do processo educativo. A partir de uma revisão narrativa da literatura, discute-se como a CNV pode transformar conflitos em oportunidades de crescimento, contribuindo para a formação integral dos estudantes e para a criação de uma cultura escolar mais inclusiva e respeitosa. A discussão fundamenta-se em teorias de Marshall Rosenberg, além de contribuições de outros autores que abordam a gestão de conflitos e a educação emocional.
Keywords: Comunicação Não Violenta, Educação, Empatia, Resolução de Conflitos, Cultura Escolar.