ISSN: 2966-0599
v.2, n.1, 2025 (Janeiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14602863
Author 1: Adenilson Cardoso dos Santos Rocha
Biography: Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos, formado em Letras Português/Inglês pelo Instituto Superior de Educação de Barretos ? ISEB em (2011) com bolsa integral Prouni; Pedagogia e Filosofia pela UNIMES; Artes pela UNAR e cursando Biologia pela UNIMES, pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Soares de Oliveira ? Fiso em (2013) ; tem como interesse questões relativas a Linguística, GF – gramática funcional, GDF – gramática discursivo funcional e questões direcionadas à neuropsicologia.
E-mail: adenilsoncard@gmail.com
ORCID: http://lattes.cnpq.br/5370889365859604
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ABSTRACT: O artigo contempla a relação existente entre a educação integral e as práticas disciplinares no ambiente educacional; para tanto, destaca-se a docilização dos corpos, como descrito por Foucault em Vigiar e Punir (1987). Por meio de análise discursiva com 10 professores atuantes nesse segmento de ensino, a pesquisa investiga como o aumento do tempo no ambiente escolar, promovido pelo modelo de ensino integral, influencia o bem-estar físico e mental dos estudantes. Os resultados indicam tensões entre as demandas disciplinares educacionais e as reais necessidades dos discentes. Sendo assim, verificam-se desafios relacionados ao cansaço corpóreo e mental, associados a estratégias de resistência. Conclui-se que, enquanto esse modelo de ensino busca maior envolvimento educacional, ele também fortalece mecanismos de controle e vigilância, podendo comprometer os laços inclusivos e transformadores do ambiente educacional, portanto vislumbra-se a necessidade de práticas pedagógicas humanizadas e alinhadas às individualidades dos estudantes, valorizando seus ritmos biológicos, sociais e emocionais.
Keywords: Educação Integral; Práticas
disciplinares; Docilização dos corpos.