ISSN: 2966-0599
v.2, n.8, 2025 (Agosto)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.16683748
Author 1: Adriane Loise Pires Gomes
Biography: Aluna da pós-graduação do curso de programa de pós-graduação em ensino de física – Mestrado nacional profissional em ensino de Física – Polo 60 – Universidade do Estado da Bahia.
E-mail: loise_pires@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-6998-0234
==========================================
Author 2: Dielson Pereira Hohenfeld
Biography: Orientador In Memorian. Técnico em Instrumentação Industrial. Licenciado em Física. Esp. em Projetos Educacionais e Informática. Ms. em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Dr. em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Docente do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia – IFBA/Campus Salvador. Líder do Grupo de Pesquisa LIPI (Laboratório de Inovação e Práticas Interdisciplinares).
E-mail: dielsondph@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0009-2249-0251
==========================================
Author 3: José Vicente Cardoso Santos
Biography: Físico (Bacharel), Dr. Mod. Comp. e Tec. Ind., Ms. em Educação, Ms. em Adm. e Com. Intern., Analista de Sistemas, Bacharel em Direito, Eng. Civil, Pós-Grad. em: . Fís. do Est. Sólido, Educ. e Psicop.; Eng. Amb., Aud. Contábil e Financeira.
E-mail: vicentecardoso@uneb.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2501-6175
==========================================
ABSTRACT: Considera-se a energia solar com placas fotovoltaicas, a metodologia ativa da sala de aula invertida e a gamificação e com isso tem-se como objetivo geral elaborar e aplicar uma Sequência Didática sobre o Efeito Fotovoltaico para o Novo Ensino Médio com metodologias ativas, como a sala de aula invertida e gamificação; e, como objetivos específicos: a) conceituar energia solar, a perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no Brasil, a regulamentação para o uso, vantagens e desvantagens; b) definir a tecnologia fotovoltaica conceituando células fotovoltaicas, efeitos fotovoltaicos, diferenciando do efeito fotoelétrico; c) analisar a composição da placa solar fotovoltaica e seu funcionamento; d) descrever como as metodologias ativas da sala de aula invertida e gamificação potencializam a aprendizagem; e, e) apontar habilidades cognitivas e socioemocionais demonstradas e desenvolvidas pelos alunos ao inverterem os papéis na sala de aula, tornando-os protagonistas. Para consolidar esses objetivos adota-se uma metodologia híbrida, com revisão de literatura e pesquisa de referências teóricos de forma documental e histórica além da pesquisa de campo associada aos experimentos com a sequência didática que foi motivada devido a reestruturação ocorrida no Ensino Médio em 2017 com a técnica de coleta de dados com observação das aulas e registro em diário de campo. Ao final da análise dos dados dos índices comportamentais foi concluído que os estudantes demostraram durante as aulas 45 habilidades cognitivas e 72 socioemocionais significativas no decorrer na aplicação da sequência didática, totalizando 117 índices comportamentais categorizados em 79 falas explicitas dos alunos durante as aulas.
Keywords: Ensino de Física, Efeito Fotovoltaico, Sala de Aula Invertida, Gamificação.