ISSN: 2966-0599
v.2, n.2, 2025 (Fevereiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14796912
Author 1: Drª Juliana da Silva Amado
Biography: Formada em Odontologia pela Universidade Salgado de Oliveira – Concluído em 2015.1 (Niterói – RJ). Medicina – Cursando na Unigranrio, campus Duque de Caxias (8º Período). Especialização: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Centro Universitário São José (Realengo – RJ)
E-mail: julianas.amado@gmail.com
==========================================
Author 2: Drº Rafael Meira Pimente
Biography: Graduado em Odontologia pela Universidade Veiga de Almeida, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Hospital Municipal Lourenço Jorge / UVA, Especialista em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic; Especialista em Ortodontia pela Faculdade Redentor; Habilitado em Odontologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO); Mestre em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic e Doutor em Clínicas Odontológicas pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É Delegado do CRO-Rj, Membro da Comissão e da Câmara técnica de CTBMF do CRO-RJ, Membro da Comissão de Educação Continuada e Permanente do CRO-RJ. Titulado em Perícia Judicial pela Faculdade América Latina de Ijuí(FAL). Membro da Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (AORJ), ocupando a cadeira 7. Atualmente trabalha como Cirurgião Bucomaxilofacial na Rede D’Or São Luiz. Coordena o Curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Universidade de Vassouras/HUV. Coordena três cursos de Atualização em Cirurgia Oral: Centro de Estudos Periodonto (Bangu), OdontoPrime (Niterói) e pela São Leopoldo Mandic (Botafogo). Também atua pelas especialidades em consultório privado.Coordenador do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareh, Saquarema.
E-mail: dr.rafaelmpimentel@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7429854801613699
==========================================
ABSTRACT: O osso zigomático integra o complexo zigomático-orbitário e articula-se com os ossos frontal, esfenoide, temporal e maxilar, conferindo estabilidade, projeção e resistência ao terço médio da face. Apresenta quatro suturas ósseas correspondentes a essas articulações, sendo que traumas nessas regiões podem resultar em fratura do complexo zigomático-orbitário. Devido à sua proeminência anatômica, é frequentemente acometido por impactos diretos, resultando em altos índices de fratura. O deslocamento do osso zigomático pode levar a alterações funcionais significativas, como comprometimento ocular e depressão facial. No exame físico, sinais como equimose periorbitária, equimose subconjuntival, limitação dos movimentos oculares, diplopia e enoftalmia podem estar presentes. A tomografia computadorizada é o exame padrão-ouro para o diagnóstico, permitindo a identificação precisa do envolvimento das estruturas orbitárias.
Keywords: Cirurgia facial; Fraturas zigomáticas; Fraturas orbitárias; Redução de fratura.