ISSN: 2966-0599
v.2, n.6, 2025 (Junho)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.16790863
Author 1: Valdezia Terezinha Schweikart kistemache
Biography: Formada em PedagogiaPós graduada em Especialização em Educação Infantil, Anos iniciais, Educação especial. Gestão e docência no Ensino Superior. Cursando Bacharelado em Psicopedagogia e Mestranda em Ciências da Educação.
E-mail: kvaldezia@gmail.com
ORCID: http://lattes.cnpq.br/2556123734279059
==========================================
ABSTRACT: A gestão escolar compreende um conjunto de ações integradas que envolvem aspectos administrativos, pedagógicos e organizacionais. Nesse contexto, o coordenador pedagógico desponta como uma figura essencial para a articulação do trabalho coletivo e o desenvolvimento da prática docente. Este artigo tem como objetivo analisar, sob uma abordagem qualitativa e bibliográfica, os principais desafios da rotina diária da gestão esco lar, enfocando o papel do coordenador pedagógico. A partir de uma revisão de literatura, buscou -se compreender como esse profissional atua na mediação de conflitos, no acompanhamento do planejamento pedagógico e na formação continuada dos professores. Os resultados apontam que a atuação do coordenador requer competências múltiplas, habilidades interpessoais e um olhar atento às demandas do cotidiano escolar, sendo essencial para garantir a qualidade do ensino.
Keywords: Gestão escolar. Coordenador pedagógico. Prática docente. Formação continuada. Rotina escolar.