ISSN: 2966-0599
v.2, n.4, 2025 (Abril)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.15153509
Author 1: Simone Chaves dos Santos
Biography: Graduação: Letras com habilitação em Inglês; Pós – Graduação em Linguística em Língua Portuguesa; Pós – Graduação em Educação Especial; Mestranda em Ciências da Educação
E-mail: chavesimone2@gmail.com
==========================================
ABSTRACT: Imaginação e criação são capacidades humanas fundamentais, naturais e espontâneas, permitindo a concepção de elementos da própria história de vida e gerando ideias criativas, sejam inovadoras ou simples. Este estudo busca acompanhar o desenvolvimento dessas habilidades em discentes neurodivergentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos módulos II, III e IV, por meio de oficinas pedagógicas intituladas “Imaginação e criação: Um exercício mental para colorir a compreensão textual”. A metodologia inclui uma revisão teórica da literatura sobre a relação entre imaginação e processos criativos, destacando métodos que estimulam a imaginação sem depender de ambientes físicos específicos. Durante as oficinas, os alunos expressaram sua compreensão textual criando elementos para uma história previamente narrada, culminando na pintura de cenários baseados no pensamento abstrato. Essa abordagem possibilitou a construção de cenários, personagens e tramas de forma eficiente, exercitando a imaginação e a criação concreta. Como estratégia para promover a participação e interação nas aulas de leitura, mostrou-se uma prática pedagógica altamente eficaz
Keywords: Capacidade, Ideias, Criatividade, Descoberta, Aprendizagem.