ISSN: 2966-0599
v.2, n.7, 2025 (Julho)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.16380102
Author 1: Sandy Maria Lobato da Costa
Biography: Professora da rede estadual de ensino do Pará (SEDUC-PA), formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. É especialista em Educação Contemporânea com ênfase em Projeto de Vida, Ensino de Física e Química, e Atendimento Educacional Especializado. Atua com dedicação e amor à educação, buscando sempre contribuir para uma formação humana, inclusiva e transformadora.
E-mail: costasandy068@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0007-7912-3917 2
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Author 2: Kátia Silene Ferreira Gonçalves
Biography: Universidade Federal do Pará
E-mail: Katiakjj@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-6451-7071 3
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Author 3: Antonilda da Costa Ribeiro
Biography: Universidade Federal do Pará
E-mail: antonildacribeiro10@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0000-4313-4015 4
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Author 4: Elciane da Costa Lobato
Biography: Universidade Federal do Pará
E-mail: elcianelobato907@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-9275-1747 5
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Author 5: Dra. Maria Barbara da Costa Cardoso
Biography: Universidade Federal do Pará
E-mail: barbara.costa@csfx.org.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4184-1052
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ABSTRACT: O presente Trabalho intitulado Leitura e Escrita como Práticas Discursivas na EJA: O Gênero Artigo de Opinião objetiva desenvolver uma proposta de sequência didática sobre um artigo de opinião para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 3ª e 4ª etapas. Para isso, busca-se compreender a relação entre alfabetização e letramento no processo de apropriação e produção do texto escrito, discutir as características do gênero textual artigo de opinião e elaborar uma sequência didática como proposta de produção de um artigo de opinião. Na pesquisa, faz-se algumas reflexões sobre os termos alfabetização e letramento na EJA na perspectiva de Jung (2007), Freire (1975), Soares (1999 e 2004) e Mollica e Leal (2007) . Também discute-se o ensino de língua na perspectiva dos gêneros textuais, com ênfase no gênero artigo de opinião de acordo com a concepção de Marcuschi (2008) e Bahktin (2003), levando à proposta de uma sequência didática para a aplicação prática em turmas de 3ª e 4ª etapa da EJA. Espera-se que a referida produção acadêmica e proposta de aplicação venha contribuir com a prática docente no sentido de trazer informações e motivações através dos conhecimentos compartilhados e sugestão de atividades que visam estimular a produção e aperfeiçoamento da leitura e da escrita dentro do ensino da disciplina língua portuguesa.
Keywords:Educação de Jovens e Adultos, gêneros, sequência didática.