ISSN: 2966-0599
v.2, n.1, 2025 (Janeiro)
METADADOS
DOI: 10.6084/m9.figshare.28236134
Author 1: Márcia Sueli Regis da Silva Santos
Biography: Graduada: Licenciada Letras Portuguesa/Inglês; Pedagogia; Pós-Graduada: Língua Portuguesa; Pós Graduada:Direito Civil Constitucional; Mestranda: CiênciasdaEducação.
E-mail: marcia3390@hotmail.com
ORCID: http://lattes.cnpq.br/4477280156908375
==========================================
ABSTRACT: A presente pesquisa buscou analisar o aprimoramento de competências e habilidades através de metodologias ativas: processos para um ensinar contextualizado na Escola Estadual de Tempo Integral Leonor Mourão, conjunto manauense Amazonas/Manaus. No período de 2024 a 2025, Tendo como objetivo geral: Analisar uma coleção de práticas pedagógicas, fundamentadas em metodologias ativas, objetivando colaborar para o aprimoramento de competências e habilidades socioemocionais dos discentes. A metodologia é baseada na investigação descritiva que tem como método descrever e elucidar o objeto de estudo, ou seja, explicar os motivos da investigação. Possui o enfoque qualitativo e proporciona uma abordagem mais flexível, permitindo adaptações durante o processo de pesquisa caso não sejam obtidas informações úteis. A aplicabilidade dos instrumentos realizou-se através do questionário junto aos estudantes, além de incluir as três etapas de atividades práticas. Os resultados mostram todo o aprimoramento das competências e habilidades das metodologias ativas contextualizados na escola junto aos discentes. Além de fazer toda uma geral na conclusão desta pesquisa. Foi aplicada uma Entrevista Semiestruturada (contendo 10 perguntas) para cada um dos sujeitos entrevistados. As informações coletadas revelam que investir em competências socioemocionais pode trazer benefícios significativos não apenas para o desenvolvimento socioemocional dos discentes e docentes, mas também para o seu desempenho acadêmico e para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e justa.
Keywords: Metodologias Ativas; Educação; Competências; Socioemocional.