ISSN: 2966-0599
v.1, n.8, 2024 (Dezembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14269878
Author: Jorge Luis Martins da Costa1 | Mesias de Nazaré Campos Soares2 | Marcos Gomes da Silva3 | Yanca Campos Sena4, Rocilda Dias de Araújo5 |Vicente Miguel Paula de Melo Júnior6 | Carlos Alberto da Silva Trindade7 | Iran Damasceno Soares8
Biografia: 1Bacharel em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará – UEPA; Mestre em Motricidade Humana pela UCB/RJ (2011); Drº em Saúde Pública pela Universidade de Franca – UNIFRAN; Drº em Ciências do Desporto pela UTAD/PT; e-mail: prof.jorgecosta@unifap.br. | 2Bacharel e licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; Especialista em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Macapá – FAMA; Especialista em Musculação: Condicionamento Físico, Prevenção e Reabilitação de Lesões pela Instituto Facuminas-MG; Mestrando em Saúde Pública pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales FICS-ASU. https://orcid.org/0009-0009-5200-9115; e-mail mesiasfisio@gmail.com. | 3Licenciado em Educação Física Faculdade CEAP; Bacharel em Educação Física-UNIASSELVI; Especialista em Biomecânica, Musculação e Reabilitação Musculoesquelética-Instituto IBRABI; Especialista em Treinamento Desportivo e Personal Training-Faculdade UNOPAR; e-mail: marcos-wt@hotmail.com. | 4Bacharelando em Educação Física – Universidade Paulista-UNIP; e-mail: senayanca85@gmail.com | 5Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Amapá – UEAP; Bacharela em Educação Física pela Universidade Paulista – UNIP; Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP; e-mail: Rocilda.diasquim@gmail.com. | 6Bacharel e Licenciado em Educação Física- UNOPAR. Mestrando em Ciência da Educação-U-DESUR. Especialista em saúde e Segurança do Trabalho, Educação Profissional- FATECH. Especialista em Educação Física e Psicomotricidade-FACUVALE; e-mail: vitenzojunior@hotmail.com. | 7Bacharel em Educação Física na Universidade Paulista – UNIP; Licenciado em Educação Física pela Faculdade Ciências da Amazônia – FCA. carlos.s2352@gmail.com | 8Bacharel em Educação Física na Universidade Paulista – UNIP; Licenciado em Educação Física pela Faculdade Ciências da Amazônia – FCA; Tecnólogo em Gestão em Segurança Pública pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. iiran.soares@yahoo.com.br.
ABSTRACT: Na presença do crescimento populacional, a busca por estratégias para promover um envelhecimento saudável e ativo torna-se cada vez mais relevante. Por que a prática regular do Treinamento de Força tornou-se uma ferramenta eficaz e indispensável para prevenir e tratar diversas condições associadas ao envelhecimento, como a sarcopenia (perda de massa muscular). Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar os benefícios do treinamento Força para oferecer saúde e qualidade de vida da população idosa. Método: O presente estudo utiliza o método Revisão Sistemática por intermédio da literatura científica, realizada em bases de dados como Sacie-lo, RBAFS e Google Acadêmico, buscou identificar os principais benefícios do treinamento força para idosos, incluindo a melhora da força muscular, equilíbrio, capacidade funcional e qualidade de vida, prevenção de doenças crônicas, a promoção da autonomia e independência dos idosos. Resultados: Os resultados desta pesquisa demonstram que o treinamento de força é uma ação segura e eficaz para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos idosos, contribuindo para um envelhecimento saudável e ativo. Conclusão: O treinamento de força evidenciou-se ser uma ação eficiente para melhorar a força muscular, a mobilidade funcional e o equilíbrio em idosos, especialmente nos mais frágeis. Por tanto a intensidade do treinamento influencia os resultados, com programas de intensidade adequado promovendo assim maiores ganhos de força. Esses achados destacam a importância da personalização dos programas de exercício para atender às necessidades específicas de cada indivíduo idoso.
Keywords: Treinamento de Força Muscular; Reabilitação da Saúde Física Envelhecimento; Capacidade funcional; Mobilidade Funcional.