ISSN: 2966-0599
v.2, n.1, 2025 (Janeiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14641183
Author 1: Dayane Aparecida de Oliveira Costa
Biography: Graduação em Pedagogia pela UniversidadeNove de Julho-UNINOVE e Geografia pela Faculdade Integradas deNaviraí-FINAV. Comespecialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Mato Grossodo Sul-UFMS e Metodologia na disciplina de Geografia, Educação Infantil e Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade FAVENI.
E-mail: dayanewilson@hotmail.com
ORCID: http://lattes.cnpq.br/7638830800780095
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Author 2: Wilson Matheus Fernandes
Biography: BacharelemDireito/UnigranDourados(2024).
E-mail: Wilson.mth8flash@gmail.com
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Author 3: Wagner Antonio Farias Ramalho Doncev
Biography: Doutorando – Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Mato Grossodo Sul (2011) mestrado em RECURSOSNATURAIS pela Universidade Estadualde Mato Grossodo Sul (2024).
E-mail: mestre_alquimista@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1990100379077717
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Author 4: Luana Souza Ramalho Doncev
Biography: Graduada em Pedagogia, especializada em Educação Especial e Inclusiva pela UNITINS (UniversidadedoTocantins), editora e revisora de Periódicos Científicos. Possui experiênciana área de Educação Infantil e Coordenação Pedagógica.
E-mail: luanadoncev@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0410-415X
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ABSTRACT: A cidade de Naviraí, localizada no interior do Mato Grosso do Sul, se estende por 3.193,6 km² e, de acordo com o último censo, conta com 54.878 habitantes. Por sua vez, os indígenas Guarani kaiowá estão localizados na Aldeia Urbana Tekohá Mboreviry, nas proximidades do bairro Jardim Paraíso. A aldeia é formada por 266 famílias, com 152 estudantes matriculados em diferentes escolas municipais. No município não existem escolas indígenas para atender a esse público tão importante, assim como não há nenhuma política empregatícia voltada aos indígenas. Vale ressaltar que o abano escolar das etnias indígenas no espaço escolar das escolas municipais de Naviraí MS, é bastante preocupante, uma das causas apontadas por profissionais da área para esse abandono seria a ausência de engajamento nas atividades desenvolvidas no âmbito escolar, uma vez que as especificidades de cada aluno não são observadas, a diversidade não é valorizada e a qualidade do ensino tende a decair, resultando em frustração e desmotivação. Essa problemática do abano escolar não é algo novo no espaço escolar no ensino público, inserido as comunidades e etnias indígenas, desde o inicio da chegada dos Portugueses ao Brasil muitos questionamentos sobre o ensino e as necessidades de mudanças no cenário nacional brasileiro, a educação inclusiva que respeite as diversidades culturais , ainda são motivos de diversos estudos e cobranças para criação de políticas públicas sólidas efetivas. O espaço escolar tem um papel fundamental e transformador para todo ser humano, mas a falta de políticas públicas de um ensino que respeite as diversidades culturais, ainda é bastante nítido e excludente, para as comunidades e etnias indígenas na grade curricular de ensino, grande parte dos profissionais da educação ainda não estão preparados para essa educação diversificada, os saberes das etnias indígenas dentro do espaço escolar , a necessidade de formação profissional é uma luta constante.
Keywords: Indígena, Aprendizagem e Ensino Fundamental.