ISSN: 2966-0599
v.1, n.7, 2024 (Novembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14170644
Author: Adly Gaby[1]. Aline Souza Santos[2]. Adriano Melo Aguiar[3]. Ednéia Maria de Oliveira Andrade[4]. Josefa Samara da Conceição Carlos[5]. Leonor Rodrigues da Silva [6] Luzia Ferreira Vaz[7]. Marcia Regina Danhese[8]. Mauro Franssuha[9]. Mariza Gomes de Souza Gontijo[10]. Sandra Maria de Jesus Freitas[11].
Biography: [1]Graduado em Marketing pela Universidade do Norte do Paraná, também graduado em Geografia pela Fabras. Atua como interprete de línguas migrantes para secretaria do estado de Mato Grosso E-mail: Gabyadly@hotmail.com. [2]Formada em Pedagogia pela UFMT de Rondonópolis, pós-graduada em Gestão Escolar e atualmente atua como professora concursada no município de Rondonópolis. E-mail: alinesantossouz47@gmail.com. [3] Pedagogo especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado; Especialista em Língua Brasileira de Sinais. Licenciado em Artes Visuais pela Claretiano – SP. Atualmente Docente da Educação Infantil – SEMED -MT e Professor de AEE na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – SEDUC – MT. E-mail: adrianomeloaguiar@gmail.com. [4]Especialista em educação inclusiva, psicopedagogia clínica e institucional, ABA. Atuou por 10 anos nos anos iniciais do ens. Fundamental, 3 anos no AEE e atualmente como Diretora na rede municipal. E-mail: Edneiaandrade@hotmail.com. [5]Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). E Especialização em Educação das Relações Étnicos Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos pela UFMT/ Instituto De Educação/ Campus Cuiabá. E-mail: samaracarlosal@gmail.com. [6]Graduado em Letras: Português/Espanhol e Pedagogia. Tenho especialização em Alfabetização e Letramento. Atuo na educação desde 2005. E-mail: leonor201744@outlook.com. [7]Graduada em história, letras e espanhol e pedagogia com especialização em Neurociência Educacional: Comportamento e Cognição, Libras e Sistema Braille e Tradução e Intérprete em espanhol. Atua na educação na educação desde 2004. E-mail: luziavaz@hotmail.com. [8]Possui pós-graduação em didática do ensino superior e psicopedagogia. E-mail: marciaroo2013@gmail.com. [9]Formado em história pela UFMT de Rondonópolis, pós-graduado e mestrado em educação. Possui segunda graduação em pedagogia e atualmente atua como professor concursado do município de Rondonópolis. E-mail: maurofranssuha91@gmail.com. [10] Formada em Psicologia pela faculdade Anhanguera, especialista em Psicopedagogia pela faculdade CESUR-FACSUL e Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela faculdade RHEMA. E-mail: marizagomes2024@gmail.com. [11]Possui especialização em Libras e educação inclusiva pelo IFF de Mato Grosso atua como professora para secretaria do estado de Mato Grosso. E-mail: sandrafreitasitiquira@hotmail.com
ABSTRACT: Este artigo explora o papel da inspeção escolar no Brasil, destacando sua evolução e importância na estrutura educacional. Desde o período imperial, com a criação de leis e reformas educacionais, a inspeção escolar tem sido fundamental para garantir a implementação eficaz das políticas educacionais e a manutenção da qualidade do ensino. Inicialmente focada no monitoramento e controle, a função do inspetor escolar evoluiu para abarcar o suporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das práticas docentes e promovendo ambientes de aprendizado mais adequados e inclusivos. A análise histórica e crítica apresentada aqui revela que a inspeção escolar atua como um elo entre o governo e as instituições de ensino, apoiando a adaptação das políticas públicas às realidades locais e favorecendo a inovação pedagógica. O artigo também destaca desafios, como o excesso de burocracia, que pode limitar a autonomia das escolas e restringir a adoção de novas abordagens pedagógicas. A pesquisa sugere que uma abordagem mais colaborativa e menos centralizada nos processos administrativos pode aumentar o impacto positivo da inspeção escolar, transformando-a em um suporte efetivo para o ensino de qualidade e a formação contínua dos educadores.
Keywords: Inspeção. Educação. Escola.