ISSN: 2966-0599
v.2, n.2, 2025 (Fevereiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14889992
Author 1: Silvio Bélico Junior
Biography: Oficial da PMPR. Graduado em Segurança Pública pela Academia Policial Militar do Guatupê/PMPR em 2001. Bacharel em Direito pela Universidade Dom Bosco em 2012. Pós- graduado em Educação e Segurança no Trânsito pela FAESP em 2014 e Proteção e Defesa Civil pela UNINA em 2023.
E-mail: silviobelicojr@yahoo.com.br
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ABSTRACT: Na incidência de desastres, tanto de causas humanas como naturais, a mobilidade em uma cidade é afetada duramente frente à inúmeras interferências e bloqueios das vias, inevitavelmente que comprometerão as ações das forças de segurança e de socorro no atendimento e remoção das vítimas e necessitados, bem como o transporte de recursos humanos e materiais primordiais na fase de resposta. Nesse sentido, este artigo tem por escopo demonstrar que na cidade de Curitiba, com seu peculiar plano diretor urbano, ordenado em eixos estruturantes, vias principais e de ligação, é possível estabelecer um plano de contingência viário municipal para deslocamento das equipes de socorro e defesa civil. Utilizando-se do consolidado sistema de comando de incidentes, propõe-se estabelecer um posto de comando unificado com diversos órgãos estaduais e municipais, o qual indicará aos motociclistas batedores previamente designados do Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar do Paraná, a escoltar vítimas e recursos necessários através das vias pré-estabelecidas no plano de contingência, atendendo assim às diretrizes e objetivos da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Keywords: Defesa civil. Sistema de comando de incidentes. Plano de contingência. Motociclistas batedores. Batalhão de Polícia de Trânsito.