ISSN: 2966-0599
v.2, n.2, 2025 (Fevereiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.1493982
Author 1: ANTHONY WILLIAM DUARTE CORDEIRO DOS SANTOS
Biography: Graduado em física pela Universidade de São Paulo e atualmente é graduando em pedagogia pela Universidade Paulista, professor de matemática e física, além de ser elaborador de itens para avaliações em larga escala de uma rede educacional privada
E-mail: anthonywdcordeiro@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0009-0004-3506-1134
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ABSTRACT: O objetivo deste trabalho de pesquisa foi desenvolver uma compreensão da educação e administração democráticas e sua importância na era atual. Concentrou-se na visão histórica da educação e administração democráticas e reconheceu sua importância na era atual. A educação democrática desempenha um papel significativo na construção das características pessoais de um indivíduo e sua maneira de aprender. É possível perceber a necessidade de padrões administrativos de controle e ajustes a partir da Revolução Industrial (meados do século XIX) na análise e estruturação que os estabelecimentos comerciais, industriais e empresas para aperfeiçoamento de seu desempenho, sendo o fenômeno mais importante do capitalismo. Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol (1916), Frederick Taylor (1903), Henry Ford (1908) e Max Weber (1940) contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração. É possível ver histórico e culturalmente que existem vários tipos de gestão, e todos convergem com a mesma base de análise estratégica: planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades.
Keywords: Gestão, gestão democrática, administração, administração escolar, educação.