ISSN: 2966-0599
v.1, n.7, 2024 (Novembro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14063868
Author (1): VIVIANE SILVA DE PAULA
Biography: Servidora pública com ampla experiência na área educacional e na gestão de políticas públicas , atualmente trabalha como PMP- Gestora de Projetos e auditoria interna ESG na Prefeitura de Itanhaém . Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação e graduada em Letras, possui sólida formação acadêmica complementada por especializações em Gestão Educacional, Gestão Pública, Políticas Sociais, Projetos Sociais, Direito Educacional e Direito da Criança, Adolescente e Idoso.Sua atuação profissional destaca-se pela busca da inclusão produtiva e social, empoderamento feminino e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Autora de publicações relevantes, com artigos científicos sobre participação cidadã, eficiência na administração pública, direitos humanos, políticas públicas e educação, Viviane mantém-se atualizada cursando MBAs e especializações em áreas como Gestão Estratégica Empresarial, Economia Criativa, Cidades Inteligentes e ESG. Comprometida com a construção de uma sociedade justa e equitativa através da educação, Viviane consolida sua trajetória profissional como agente de transformação social. E-mail: vivianedep@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0001-9752-7890
Author (2): ALESSANDRA GONÇALVES DE OLIVEIRA
Biography: Com vasta experiência em gestão pública,se destaca na SEPLAG/MT por sua expertise em gestão de projetos e sua pesquisa inovadora em gamificação. Graduada pela UFMT e pós-graduada pelo IFMT, ela dedica-se a otimizar processos e impulsionar a eficiência na administração pública. Alessandra coordena iniciativas estratégicas que buscam não apenas tornar os serviços públicos mais acessíveis e de alta qualidade, mas também aprimorar a experiência do cidadão através de soluções inovadoras. Seu compromisso com a pesquisa em gamificação reflete sua busca constante por ferramentas que promovam a interação e o engajamento dos cidadãos com o setor público. E-mail: alegon.oliveira@gmail.com
ABSTRACT: A Public-Private Partnership (PPP) involves collaboration between the public and private sectors to deliver public services or infrastructure. This article investigates PPPs in Brazil, examining contract types, potential benefits, challenges, and lessons learned from regional and international experiences. Through a literature review, including databases like Scielo and official documents, the study addresses the public bidding process and how PPPs can align private interests with the public good. Particularly in education, the article emphasizes the importance of PPPs in ensuring the universal right to learning.
Keywords: Public-Private Partnership; PPP; Public procurement; Bidding.