ISSN: 2966-0599
v.2, n.2, 2025 (Fevereiro)
METADADOS
DOI: 10.5281/zenodo.14791056
Author 1: Flavio João Adulai Bari
Biography: Graduação em Administração, Universidade Brasil/SP. Licenciatura em História pela Universidade Cidade Verde – UNICV/PR, Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Cidade Verde – UNICV/PR. Especialização em Direito penal universidade Nova Migrantes- Faveni/MG Especialização em Cultura Identidade e Região universidade Estadual Goais/GO Especialização História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena- universidade cidade verde- UNICV/PR. Mestrando em Sociologia- (UFGD) universidade Federal da Grande Dourados–MS.
E-mail: bariflavio@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5931-0001
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ABSTRACT: O presente estudo fundamenta-se nas teorias dos processos psicológicos e suas dimensões socioculturais, visando investigar os processos psicológicos e suas interações socioculturais entre estudantes africanos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no período de 2025 a 2027. A pesquisa adota uma abordagem metodológica etnográfica, buscando analisar como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são atendidos nesse contexto. O trabalho se baseia nas reflexões de Ikenna Obi (pp. 45-67, 2015), que discute a influência da identidade cultural nas práticas psicológicas nas comunidades africanas, destacando a importância da cultura na formação das experiências e desafios enfrentados por essas estudantes. A metodologia etnográfica incluirá entrevistas profundas, grupos focais e observação. O levantamento de dados qualitativos permitirá uma compreensão rica e contextualizada das experiências desses estudantes, destacando suas vozes e relatos.
Keywords: Processos psicológicos, Dimensões socioculturais, Estudantes africanas, Etnografia, Identidade cultural.