ISSN: 2966-0599
v.2, n.9, 2025 (Setembro)
METADADOS
DOI:
Author 1: Viviane Cavalcante dos Santos
Biography: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia UNEB (2002), especialista em Psicomotricidade (2005), Gestão Escolar e Planejamento (2017), especialista em Psicopedagogia (2025) e especialista em Neuropisicopedagogia (2025); Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de Salvador.
E-mail: https://orcid.org/0009-0007-7424-8390.
ORCID: cavalcantevis@gmail.com.
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Author 2: Gerusa de Amorim da Silva
Biography: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia UNEB (2002), Especialista em Psicopedagogia (2011), Especialista em Educação Inclusiva e Diversidade(2016), especialista em Ludopedagogia (2024).
E-mail: https://orcid.org/0009-0007-7424-8390.
ORCID: gerusaamorim57@gmail.com
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Author 3: Jéssicas Santana Silva
Biography: Possui graduação em Pedagogia pela UESB (2007), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade (2015), Alfabetização e Letramento (2021) e Psicopedagogia e Educação Infantil (2024); Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de Salvador.
E-mail: https://orcid.org/0009-0002-8318-9269.
ORCID: jessicasilva3@educacaosalvador.net
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ABSTRACT: Este artigo apresenta uma reflexão teórico-prática sobre os desafios e possibilidades da intencionalidade na mediação docente para o desenvolvimento de habilidades sociais na Educação Infantil, fundamentada em autores como Del Prette e Del Prette, Goleman, Wallon e Vygotsky, bem como nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Referencial Curricular Municipal de Salvador. A análise parte de uma revisão narrativa de literatura e também de relatos de experiência das autoras como professoras em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede pública de Salvador. Conclui-se que a promoção das habilidades sociais requer formação docente específica, intencionalidade pedagógica e condições estruturais adequadas para que as interações cotidianas sejam transformadas em aprendizagens significativas.
Keywords: Habilidades sociais; intencionalidade pedagógica; educação infantil.